OLIVEIRA, Fabiana Andrade de
Investigando o desenvolvimento de práticas reflexivas de professores em um curso de formação continuada em Astronomia voltado à observação do céu
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, 2016. 91p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rodolfo Langhi.).
|
Resumo |
A presença de dificuldades associadas ao ensino de astronomia nas escolas, a falta
de contato de professores com esta Ciência durante a formação inicial e a necessidade de
formar indivíduos cientes a respeito do céu noturno, levaram a necessidade de um curso de
formação continuada com ênfase na observação do céu. Esta pesquisa envolve o estudo de
um curso de formação continuada em astronomia com relação ao desenvolvimento
profissional reflexivo de professores. Nesse sentido, buscamos responder à questão
principal: Que indícios do desenvolvimento de práticas reflexivas emergem durante um
curso de formação continuada em astronomia? Com efeito, os movimentos realizados em
prol de um diálogo entre teoria e prática deram-se a partir do trabalho colaborativo entre os
professores e pesquisadora, sendo o processo reflexivo sustentado sob três aspectos: uma
situação prática desses professores, reflexões em coletivo e apresentação de pesquisas
acadêmicas sobre ensino de astronomia. Os dados foram constituídos a partir de um
questionário e grupos focais realizados em dois encontros com os professores. Apoiando-se
metodologicamente na Análise de Conteúdo, os resultados apontam para indícios da
contribuição do curso com relação ao desenvolvimento de práticas reflexivas. Dessa forma,
ultimamos que as condições de reflexão em coletivo mostraram-se efetivas ao permitir que
situações reais de ensino fossem discutidas e estudadas entre os pares, possibilitando
também o envolvimento dos professores nas decisões em relação ao curso. Alguns deles
acreditam que as teorias não atendem às suas necessidades formativas, uma vez que estão
distantes dos problemas que vivenciam na prática. Em contrapartida, outros professores
entendem que há fatores limitantes quanto às condições de estudo e melhorias
profissionais. Na visão de alguns professores as atividades práticas desenvolvidas ao longo
dos encontros foram relevantes, pois consistem em estratégias e metodologias que
viabilizam a abordagem da astronomia no contexto da sala de aula. Os resultados desta
pesquisa mostram que os professores apresentam preocupações de ordem prática,
relacionadas ao contexto da sala de aula e à aprendizagem dos alunos.
|