OLIVEIRA, Fabiana Andrade de
Investigando o desenvolvimento de práticas reflexivas de professores em um curso de formação continuada em Astronomia voltado à observação do céu
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, 2016. 91p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rodolfo Langhi).
|
Resumo |
A presença de dificuldades associadas ao ensino de astronomia nas escolas, a falta
de contato de professores com esta Ciência durante a formação inicial e a necessidade de
formar indivíduos cientes a respeito do céu noturno, levaram a necessidade de um curso de
formação continuada com ênfase na observação do céu. Esta pesquisa envolve o estudo de
um curso de formação continuada em astronomia com relação ao desenvolvimento
profissional reflexivo de professores. Nesse sentido, buscamos responder à questão
principal: Que indícios do desenvolvimento de práticas reflexivas emergem durante um
curso de formação continuada em astronomia? Com efeito, os movimentos realizados em
prol de um diálogo entre teoria e prática deram-se a partir do trabalho colaborativo entre os
professores e pesquisadora, sendo o processo reflexivo sustentado sob três aspectos: uma
situação prática desses professores, reflexões em coletivo e apresentação de pesquisas
acadêmicas sobre ensino de astronomia. Os dados foram constituídos a partir de um
questionário e grupos focais realizados em dois encontros com os professores. Apoiando-se
metodologicamente na Análise de Conteúdo, os resultados apontam para indícios da
contribuição do curso com relação ao desenvolvimento de práticas reflexivas. Dessa forma,
ultimamos que as condições de reflexão em coletivo mostraram-se efetivas ao permitir que
situações reais de ensino fossem discutidas e estudadas entre os pares, possibilitando
também o envolvimento dos professores nas decisões em relação ao curso. Alguns deles
acreditam que as teorias não atendem às suas necessidades formativas, uma vez que estão
distantes dos problemas que vivenciam na prática. Em contrapartida, outros professores
entendem que há fatores limitantes quanto às condições de estudo e melhorias
profissionais. Na visão de alguns professores as atividades práticas desenvolvidas ao longo
dos encontros foram relevantes, pois consistem em estratégias e metodologias que
viabilizam a abordagem da astronomia no contexto da sala de aula. Os resultados desta
pesquisa mostram que os professores apresentam preocupações de ordem prática,
relacionadas ao contexto da sala de aula e à aprendizagem dos alunos.
|
Palavras-chave |
educação em astronomia; formação continuada; observação do céu; Análise de Conteúdo
|
Abstract |
There are some difficulties associated with the teaching of astronomy in schools, the lack
of contact of teachers with this Science during initial formation and the need to train
individuals aware of the night sky, led to the need for a continuing education course with
emphasis on watching the sky. This research involves the study of a continuing astronomy
training course in relation to the reflective professional development of teachers. In this
sense, we seek to answer the main question: What signs of the development of reflexive
practices emerge during a course of continuing formation in astronomy? In fact, the
movements carried out in favor of a dialogue between theory and practice were based on
collaborative work between teachers and researcher, and the reflexive process was
sustained under three aspects: a practical situation of these teachers, reflections in
collective and presentation of Academic research on astronomy teaching. The data were
constituted from a questionnaire and focus groups conducted in two meetings with the
teachers. By supporting methodologically in Content Analysis, the results point to
indications of the course's contribution to the development of reflective practices. Thus, we
conclude that the conditions of collective reflection have proved to be effective in allowing
real teaching situations to be discussed and studied among peers, thus enabling the
involvement of teachers in decisions related to the course. Some of them believe that the
theories do not meet their training needs, since they are far from the problems they
experience in practice. On the other hand, other teachers understand that there are limiting
factors regarding the conditions of study and professional improvements. In the view of
some teachers, the practical activities developed during the meetings were relevant, since
they consist of strategies and methodologies that enable the approach of astronomy in the
context of the classroom. The results of this research show that teachers present practical
concerns related to the context of the classroom and student learning.
|
Keywords |
astronomy education; continuing education; sky observation; content analysis.
|
Nível |
Mestrado
|