Jogo didático: análise da proposta didática na aprendizagem de Astronomia no 6º ano do Ensino Fundamental

SILVA, Lousane de Barros
Jogo didático: análise da proposta didática na aprendizagem de Astronomia no 6º ano do Ensino Fundamental
Maceió/AL, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, 2018. 78p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Kléber Cavalcanti Serra.).

Resumo Este trabalho propõe analisar e aplicar um jogo de tabuleiro nas turmas do 6o ano do ensino fundamental. A escolha do tema partiu da necessidade de aplicar um recurso didático na abordagem conceitual do Sistema Solar, considerando a prática educativa desenvolvida nas aulas de ciências da natureza cuja unidade temática é Terra e Universo. A pesquisa apresenta uma intervenção pedagógica de natureza qualitativa, adotando o método de pesquisa-ação. Realizada na Escola Estadual Onélia Campelo, situada no Tabuleiro dos Martins em Maceió. Inicialmente, questionou-se o seguinte problema: quais as contribuições que os jogos inseridos numa sequência didática podem auxiliar na aprendizagem de astronomia? O referencial teórico abrange o sócio-interacionismo, alicerçando todo o processo de aprendizagem. E, o jogo de tabuleiro que constitui o produto educacional, propôs uma visão didática como instrumento pedagógico, uma vez que a inserção desse recurso na sala de aula auxilia na transposição dos conteúdos de astronomia. Na pesquisa de campo, utilizou-se como coleta de dados, questionários e registros por meio de observação das atividades desenvolvidas durante as aulas. Os resultados apontaram que a aplicação deste produto educacional auxilia na socialização do aluno, desenvolvendo o cognitivo, tornando-se praticamente uma avaliação lúdica.
Palavras-chave Jogo Didático, Astronomia, Aprendizagem
Abstract This paper proposes to analyze and apply a board game in the groups of the 6 thgrade elementary school. The choice of theme was based on the need to apply a didatic resource in the conceptual approach of the Solar System, considering the educational practice developed in the classes of natural sciences whose thematic unit is Earth na Universe. The research presentes a pedagogical intervention of a qualitative nature, adopting the method of research-action. Held at the Onélia Campelo State School, located on the Tabuleiro Martins in Maceió. Initally, the following problem was question: What contribuitions os the games inserted in a didactic sequence, may assist in learning astronomy? Theoretical reference covers socio-interactionism, supporting the entire learning process. And, the board game that constitutes the educational product, proposed a didactic vision as a pedagogical tool, since the insertin of this resource in classroom assists in the transposition of astronomy cotents. In the field research, we used as data collection, quetionnaires and records by means of observation the activities developed during the classes. The results pointed that the application os this educational product assists in the socialization of the student, developing the cognitive, becoming practically a playful assessment.
Keywords Didatic-Game, Astronomy, Learning
Nível Mestrado