Lazer e turismo: o observatório Abrahão de Moraes - IAG-USP (1972-2011)

TOMANIK, Geny Brillas
Lazer e turismo: o observatório Abrahão de Moraes - IAG-USP (1972-2011)
São Paulo/SP, Universidade Anhembi Morumbi, UAM, 2012. 209p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Airton José Cavenaghi).

Resumo A presente pesquisa, de natureza qualitativa, possui como tema de análise o Observatório Abrahão de Moraes (OAM), como espaço de lazer e de turismo, por meio de visitações públicas gratuitas, disponibilizadas à comunidade local e visitantes, entre eles, turistas. O OAM está vinculado ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), e as suas principais atividades são direcionadas às pesquisas científicas em astronomia e astrobiologia. Este trabalho busca investigar a relevância do OAM para o desenvolvimento das atividades turísticas da região de Valinhos/Vinhedo-SP, onde está situado. Para esta finalidade foram entrevistados membros da equipe do OAM, gestores locais das áreas de turismo e/ou cultura, residentes da região e visitantes. Os resultados apontam para a reduzida visibilidade do equipamento junto à comunidade local, motivada pela escassa divulgação dessas atividades, a excelente avaliação dos visitantes quanto ao atendimento ao público e o interesse na fruição desta modalidade de lazer socioeducativo, bastante rara no âmbito brasileiro.
Palavras-chave Hospitalidade, Lazer, Turismo, Observatório Abrahão de Moraes - IAG/USP, Valinhos/Vinhedo (SP).
Abstract This qualitative research has as scope the analysis of the astronomical observatory “Observatório Abrahão de Moraes (OAM)” as a touristic / leisure site that allows free public attendance, aimed to the local community and visitors (tourists). The observatory belongs to the Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), and its main activities target to the scientific research on astronomy and astrobiology. This work aims to study the relevance of the observatory for the development of touristic activities in the region where it is located. To achieve this goal interviews were made with the OAM staff, as well as with region touristic stakeholders, local residents and aliens. The outcome attests a low visibility of the observatory towards the local population, due to the weak promotion activities, but also show an excellent satisfaction rating from the site visitors in relation to its hospitality, and also reveals the interest about this kind of social and educative leisure, seldom found in Brazil.
Keywords Hospitality, Leisure, Tourism, Astronomical observatory Abrahão de Moraes - IAG/USP, Valinhos-Vinhedo (SP).