Leis de Kepler do movimento planetário nos livros didáticos de física do programa nacional do livro didático de 2014: um estudo à luz de aspectos conceituais, didático-metodológicos e históricos

OLIVEIRA, Paulo Henrique Portela
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2015. 70p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Carlos Alberto de Lima Ribeiro e Ana Verena Freitas Paim).

Resumo Os livros didáticos de Física constituem o principal instrumento de trabalho do professor, apesar de algumas pesquisas recomendarem a necessidade da elaboração de material didático pelo próprio professor e do uso do livro-texto como apoio. Realizo um estudo sobre as Leis de Kepler do Movimento Planetário nos livros didáticos de Física recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2014. O principal objetivo foi verificar de que forma esse conteúdo se encontra abordado nestas obras. Utilizo como critérios de análise aspectos conceituais, didático-metodológicos e históricos. Os mesmos encontram-se atrelados ao que preconiza o Guia de Livros Didáticos da Disciplina Física do PNLD, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e em trabalhos acadêmicos cujos enfoques defendem a inclusão da História da Ciência no Ensino de Física. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa. Avalio os 14 livros do PNLD, à luz da Análise do Conteúdo. Com base na nossa investigação, concluo que a definição de conceitos considerados importantes para a compreensão das leis ainda não ocorre de forma satisfatória. Destaco a omissão, em alguns livros, do conceito da elipse, que se constitui em um elemento básico para o aprendizado do conteúdo. A análise dos aspectos didático-metodológicos evidenciou que a contextualização não é contemplada na abordagem feita pelos livros didáticos, e a interdisciplinaridade encontra-se em sintonia com o propósito de integrar as diferentes áreas do conhecimento. Com respeito ao uso da História da Ciência, embora possua um relevante papel no aprendizado em Física, ela não está presente, pois não há uma preocupação com esse aspecto pela maioria dos autores.
Arquivo PDF document 2015_OLIVEIRA_D_UEFS.pdf — Documento PDF, 1.29 MB