SPINA, Fabio Augusto
Linguagem Científica e Aprendizagem Significativa em Abordagem de Astronomia no Ensino Fundamental
Curitiba/PR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017. 112p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Noemi Sutil, Marcos Antonio Florczak).
|
Resumo |
O objetivo desta dissertação é analisar contribuições e limitações referentes à utilização
da tecnologia de blogs como meio de complemento pedagógico, em especial no Ensino
Fundamental 2. Através do emprego de blog, espera-se fomentar o desenvolvimento e
domínio da linguagem científica, e consequente compreensão de conteúdos relacionados
às Ciências Naturais, ao permitir o registro e análise de temas associados à Astronomia e
Ciências. A análise apresentada ao longo deste trabalho fundamenta-se nos pressupostos
da Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel e colaboradores, e no
conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal da Teoria de Aprendizagem de Lev
Vygotsky. Esta pesquisa foi desenvolvida com estudantes de 5o e 9o ano em colégio
particular em Curitiba, Paraná, entre os anos de 2011 e 2017. Os dados foram
constituídos por registros realizados por estudantes, professores e outros participantes
em blog, complementados por trabalhos desenvolvidos pelos discentes em sala de aula.
Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo e, para tanto, foram
organizados em dois conjuntos: o primeiro refere-se aos alunos no 5o ano em 2011 e
2012; o segundo conjunto se relaciona aos mesmos estudantes em 2015 e 2016,
momento em que se encontram no 9o ano. Entre os resultados obtidos destaca-se que o
uso compartilhado das tecnologias de informação e comunicação (TIC) fomentou a
curiosidade e interação entre os participantes do blog, fato este que pode ter contribuído
para o aprimoramento do uso da linguagem e da apropriação de conceitos científicos por
parte dos estudantes. Espera-se que o enfoque destinado aos blogs relatado neste
trabalho sirva como uma proposta significativa para a apropriação da linguagem científica
em outras realidades e níveis de ensino, e que estimule a aprendizagem continuada e
colaborativa de seus participantes.
|
Palavras-chave |
Aprendizagem Significativa, Zona de Desenvolvimento Proximal, Linguagem Científica, Astronomia, Blog.
|
Abstract |
Evaluate contributions and limitations concerning the use of blog ́s technology as teaching
empowering tool, especially in primary education, is the subject of this dissertation.
Through the blog employment, is expected to foster the development and mastery of
scientific language, and consequent understanding of content related to natural science,
allowing the recording and analysis of topics related to astronomy and science. The
analysis presented throughout this work is based on the assumptions of the Meaningful
Learning Theory of David Ausubel and collaborators, and the Zone of Proximal
Development, concept of Lev Vygotsky Learning Theory. The data consisted of records
made by students, teachers and other participants in blog, complemented by work done by
students in the classroom. Data were analyzed using content analysis and, therefore, were
organized into two sets: the first refers to students in the 5th grade, along 2011 and 2012;
the second set relates to the same students in 2015 and 2016, in the 9th grade. Among
the results obtained, it is highlighted that the shared use of communication technologies
(ICT) encouraged curiosity and interaction between the participants of the blog, a fact that
may have contributed to the improvement of language use and ownership of scientific
concepts by students. It is expected that blogs as reported in this work could be a
meaningful tool for scientific language appropriation for other realities and levels of
education, and encourages the continued and collaborative learning among participants.
|
Keywords |
Meaningful Learning, Proximal Development Zone, Scientific Language, Astronomy, Blog.
|
Nível |
Mestrado
|