Livro didático e atividades lúdicas: uma combinação relevante para o ensino-aprendizagem dos conteúdos de astronomia

SANTOS, Soronaide Gonçalves
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2016. 135p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ana Carla Peixoto Bitencourt; Vera Aparecida Fernandes Martin.).

Resumo Esta dissertação analisou a combinação do livro didático de Geografia com atividades lúdicas no ensino-aprendizado dos conteúdos de Astronomia no 6º ano do Ensino Fundamental. A sala de aula é um ambiente propício para estimular o conhecimento científico em Astronomia, devido às várias disciplinas da educação básica que abordam os conteúdos dessa ciência em seus currículos. E a Geografia é um exemplo de disciplina que apresenta conteúdos de Astronomia no Ensino Fundamental e Médio. Dessa forma, apresentou-se a importância pedagógica do livro didático para os professores e alunos, e também, como o lúdico na prática pedagógica contemporânea pode ser recurso potencializador do desenvolvimento e aprendizagem do aluno no ambiente escolar. A base teórica para o estudo das atividades lúdicas como instrumento de mediação e aprendizagem para este trabalho de investigação foi fundamentada na teoria sociointeracionista de Lev Semonovich Vygotsky. A nossa abordagem de pesquisa é qualitativa-quantitativa, pois acreditamos que existe uma interdependência entre os indicadores quantificáveis e os aspectos qualitativos e por isso eles se complementam. Para o desenvolvimento e conclusão da pesquisa buscamos instrumentos que possibilitaram: observar e analisar fatos ou ferramentas relevantes, assim como coletar e analisar dados estatísticos que contribuíram no processo de ensino-aprendizagem do público alvo. Utilizamos como instrumentos de pesquisa quatro testes de compreensão, nove livros didáticos de Geografia, para avaliação dos textos e das imagens sobre Astronomia, e planejamos e aplicamos quatro atividades lúdicas. E, por fim, versamos sobre os resultados e a análise dos instrumentos da pesquisa. O estudo revelou que o uso do livro didático em uma perspectiva crítica, combinado com atividades lúdicas, foram ferramentas pedagógicas de grande relevância no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Astronomia, como também na reflexão de vários valores humanos, para os alunos da turma do 6º ano do Ensino Fundamental.
Palavras-chave Astronomia, Atividade lúdica, Ensino fundamental, Geografia, Livro didático.