Lua: fases e facetas de um conceito

LAGO, Leonardo Gonçalves
Lua: fases e facetas de um conceito
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo., USP, 2013. 202p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Cristiano Rodrigues de Mattos).

Resumo Neste projeto fazemos uma discussão sobre o Ensino de Astronomia, em particular sobre o conteúdo das fases da Lua, na perspectiva da formação de conceitos a partir da Teoria histórico-cultural da Atividade. Com base nesse referencial, lançamos uma proposição teórica que relaciona determinado conceito com suas atividades genéticas, isto é, as atividades historicamente determinadas e culturalmente sistematizadas nas quais o conceito emerge. A essa proposição demos o nome de conceito-atividade. A implicação direta dessa relação é que os conceitos passam a ser entendidos como entidades abertas, dinâmicas, multifacetas e controversas. Para explicitar essas outras qualidades do conceito para o caso da Lua, recorremos a alguns episódios e debates da História da Ciência e elementos da cultura popular que serviram de subsídios para analisar a gênese histórica do conceito de Lua e os sentidos a ela atribuídos. Ainda como parte dessa dissertação, apresentamos e avaliamos a implementação de uma proposta didática para os anos finais do Ensino Fundamental cujo propósito era de ensinar a Lua e suas fases e discutir alguns de seus outros sentidos históricos e culturais. As atividades propostas foram bastante diversificadas, compreendendo: observação, simulação, modelização, interpretação e produção textual, desenho, entrevistas, tomadas de medidas e estimativas. As avaliações dos alunos apontam uma compreensão adequada do modelo astronômico.
Palavras-chave Ensino de Ciências, Ensino e aprendizagem, Fases da Lua, Formação de conceitos, Teoria histórico-cultural da Atividade .
Arquivo PDF document 2013_LAGO_D_USP.pdf — Documento PDF, 9.06 MB