Luz em 7 tons: Desenvolvimento de atividades com a temática luz para a educação infantil

LIMA, Edivânia Bezerra de
Natal/RN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, 2018. 82p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Jacques Cousteau da Silva Borges).

Resumo Os saberes da óptica são recorrentemente ministrados no ensino médio, recomendados a serem introduzidos no 9° ano, mas na maioria da vezes não são trabalhados nessa série, haja vista a gama de conteúdos em função do tempo. Dessa forma, o projeto luz em 7 tons foi iniciado em 2015, ano que comemorou-se o Ano Internacional da Luz. Assim, o objetivo desta pesquisa é desenvolver um material de apoio pedagógico referentes aos estudos da óptica para professores de Ciência, especificamente os que lecionam no 6° ano. Autores da área do Ensino de Física deram a orientação teórica para o desenvolvimento do trabalho. O procedimento utilizado teve por base o planejamento e aplicação de oficinas, as quais foram denominadas: Luz das estrelas, Luz e cores, Arco-íris e Vida e luz. Tivemos como laboratório uma turma de 6° ano pertencente a uma escola da Rede pública do Estado do Rio Grande do Norte. Resultando em um produto educacional, chamado de guia de apoio, descritivo e ilustrado em formato de livretos.
Palavras-chave Ensino Fundamental, Óptica, Luz, Oficinas
Abstract The knowledge about optical is recurrently taught in the secondary education. Althought it is recommended to be introduced in the ninth grade, it hardly ever happens, given the range of contents in relation to the time. Therefore, the project light in 7 tones started in 2015, when it was celebrated the International Year of Light. Thus, the aim of this research is to develop some material for pedagogical support, regarding the studies of optical for Science teachers, especially those who teach in the sixth grade. For the work development, the theorical guidance was based on authors associated to physics teaching. The procedure used had as its basis planning and workshops, which were named: Star Lights, Light and Colors, Rainbow and Life and Light. As laboratory, we had a sixh grade group from a public school in the State of Rio Grande do Norte. This study resulted in an educational product called: supporting guide, descriptive and illustraded, in a booklet format.
Keywords Primary School, Optical, Light, Workshops