Manipulação de imagens astronômicas com o uso do Aladin para o ensino de astronomia

LIMA, Melina Silva de
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2015. 224p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Eduardo Brescansin de Amôres).

Resumo Este trabalho contempla a análise de um estudo de aplicações, em sala de aula, de estratégias e técnicas de facilitação, que utilizem o software Aladin (http://aladin.u-strasbg.fr/) na formação de conceitos de Astronomia e possibilidade de desenvolvimento cognitivo, por meio da aprendizagem, consolidando o aprendizado através do uso de computadores. Conceitos de distância, brilho, cor, existência de diferentes tipos de objetos astronômicos, manipulação de imagens e dados astronômicos, entre outros aspectos, foram tratados em sala de aula e fizeram parte deste trabalho. A pesquisa foi aplicada em diversas etapas do ciclo de aprendizagem escolar, mais especificamente: 6º ano do ensino fundamental, 2º ano do ensino médio, alunos de graduação em Engenharia e, por fim, uma turma de alunas de Pedagogia, quase todos professores atuantes e, portanto, divulgadores dos conceitos para eles passados. Todas as atividades utilizaram o software Aladin e uma o aplicativo de Observatório Virtual, denominado VO-Stat. Como produto, foi elaborado material didático com o conteúdo das atividades assim como um roteiro voltado para os professores realizarem a aplicação da atividade para o ensino fundamental, um jogo da memória virtual que trata de Astronomia. A tradução do Aladin para a língua portuguesa também foi realizada nesse trabalho.
Arquivo PDF document 2015_LIMA_D_UEFS.pdf — Documento PDF, 9.59 MB