Material didático contextualizado na astronomia para contribuir na melhoria de habilidades matemáticas dos estudantes do ensino médio em física e matemática

CORDEIRO, James Cloy Leite
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2017. 149p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Carlos Alberto de Lima Ribeiro).

Resumo Esta pesquisa tem como objeto de estudo implementar a Sequência Didática enquanto estratégia de ensino que pode possibilitar a melhoria de habilidades matemáticas nas aulas de Matemática e Física, contextualizada na Astronomia. A problemática da pesquisa se norteou a partir do seguinte questionamento: Quais as contribuições da Sequência Didática na melhoria de habilidades matemáticas dos estudantes, utilizando-se de conceitos de física e matemática contextualizados na Astronomia? Desse modo, esta investigação configura-se enquanto pesquisa aplicada, ancorada nos princípios da abordagem qualitativa. Para tanto foram desenvolvidas e analisadas Sequências Didáticas, que foram elaboradas com base nas Orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais na temática Universo, Terra e Vida, em sugestões de atividades da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) embasadas na teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Os sujeitos envolvidos no processo foram os Estudantes do Ensino Médio do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand (CIEAC). Foi um estudo relevante que procurou utilizar experiências e conhecimentos dos estudantes, a partir de uma escuta reflexiva. A qual me possibilitou a percepção que uma prática pedagógica, que considere os sujeitos do processo, contribui para um exercício motivador de aprendizagem. No caso do ensino da Matemática e da Física, auxilia na melhoria de habilidades matemáticas dos estudantes do Ensino Médio, utilizando-se de conceitos contextualizados na Astronomia.
Palavras-chave Astronomia, Sequência Didática, Ensino de Física e Matemática.