Mediação computacional como fator de motivação e de aprendizagem significativa no ensino de Astronomia

SILVA, Fernando Marcos da
Goiânia/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2010. 95p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Wagner Wilson Furtado).

Resumo O objetivo principal dessa pesquisa foi analisar as possibilidades do uso de hipertextos e da mediação pedagógica em busca de uma Aprendizagem Significativa. Nele investigamos o uso de hipertextos no processo de ensino aprendizagem de conceitos de tópicos de Astronomia. A pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Goiânia, Goiás. Analisamos as possibilidades que a hipermídia pode oferecer no processo de ensino aprendizagem, usando como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e colaboradores. O estudo dividiu-se em quatro fases: questionário inicial aplicado aos alunos, elaboração do material didático (hipertexto), aulas no laboratório de informática com a utilização da hipermídia construída e questionário final aplicado após as aulas no laboratório. A primeira fase teve como objetivo identificar os conhecimentos iniciais (subsunçores) dos alunos a respeito da Astronomia. Na segunda fase, foram reestruturadas as bases do hipertexto, levando-se em consideração as ideias identificadas no questionário inicial. Na terceira fase, utilizamos os recursos hipertextuais elaborados na tentativa de proporcionar uma Aprendizagem Significativa. Por último, foi aplicado um questionário para avaliar o processo de mediação pedagógica e a ocorrência de aprendizagem. Tal investigação indicou que o uso de hipertextos associados a processos de mediação pedagógica se apresentou como uma ferramenta motivadora e contribuiu para uma Aprendizagem Significativa.