BROLEZZI, José Luis
Medidas do tempo em Tempos contemporâneos: o uso de saberes e práticas relacionados aos astros em contextos agrícolas.
Itatiba/SP, Universidade São Francisco, USF, 2012. 137p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Alexandrina Monteiro).
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Resumo |
Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo problematizar a construção de saberes
relacionados à astronomia que circulam nas práticas pedagógicas da educação formal e a
legitimação dessas práticas a partir da discussão sobre a constituição e a mobilização desses
saberes por meio das práticas agrícolas e a sua ligação com os eventos celestes, usando como
referência uma comunidade tradicional localizada no interior do Estado de São Paulo. Esperase
que essas discussões contribuam para se pensar na escola e no currículo escolar de outra
forma, a partir de um outro lugar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com apontamentos
etnográficos usando como procedimentos entrevistas, diários de campo e revisões
bibliográficas, para, com o material coletado, analisar como as tais práticas e os saberes desse
grupo são produzidos, transmitidos e legitimados. Tomamos como eixo central a discussão
sobre o tempo relacionado à organização dessas práticas. As questões orientadoras foram: “De
que forma um grupo de agricultores organiza seu tempo e suas práticas agrícolas?” e “Quais
saberes atravessam essas práticas e por que o grupo os utiliza?”. Para embasar nossa discussão
e análise, valemo-nos dos autores Foucault, Bauman, Wenger e Gallo. Este trabalho nos
permitiu compreender que é necessário mudar o ponto a partir do qual olhamos e
questionamos as práticas escolares, sendo possível pensar sobre os saberes que perpassam o
campo da Astronomia construindo diferentes significados e sentidos surgidos na
problematização de outras práticas, em particular daquelas que envolvem a medida de tempo
como elemento para a organização de atividades agrícolas. Isso nos permitiu também
(re)pensar como vem sendo praticado o ensino de Astronomia na escola (de forma disciplinar)
e problematizar a possibilidade de circulação das práticas não-escolarizadas na organização
dos currículos escolares.
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Palavras-chave |
Astronomia, Currículo, Ensino de Ciências, Medida de Tempo, Práticas Agrícolas.
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Abstract |
This paper aims to discuss the knowledge built related to astronomy which surrounds
pedagogical practices within formal education and the legitimization of these practices from
debates about building and mobilizing this knowledge by agricultural practices and its
connection to the celestial events, using as reference a traditional community located in São
Paulo State’s countryside. It’s expected that these debates contribute to think about school and
its curriculum in a different way, from a non-common place. To achieve it, it was
accomplished an ethnographical research using interviews, field diaries and bibliographical
references as procedures, so, with the collected material, we could analyze how these
practices and the knowledge of this group are produced, transmitted and legitimized. We have
considered time as the main point of debate, relating it to the organization of these practices.
The research questions were: “How can a group of farmers organize time and their
agricultural practices?” and “What knowledge crosses these practices and why does this group
use it/them?”. As a base for our debate and analysis, we studied authors like Foucault,
Bauman, Wenger and Gallo. This paper allowed us to understand that it’s necessary to change
our viewpoint from where we look, understand and discuss scholar practices nowadays, so it
can be possible to think about astronomical knowledge building different meanings as we
discuss other practices, mainly those which involve time measurement as an element to
organize the agricultural activities. It has also allowed us to (re)think how we have been
teaching astronomy at schools (in a disciplinary way) and discuss the possibilities of currency
of non-scholar practices within the organization of a scholar curriculum.
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Keywords |
Astronomy, Curriculum, Science Teaching, Time Measurement, Agricultural Practices.
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Nível |
Mestrado
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