Medidas do tempo em Tempos contemporâneos: o uso de saberes e práticas relacionados aos astros em contextos agrícolas.

BROLEZZI, José Luis
Medidas do tempo em Tempos contemporâneos: o uso de saberes e práticas relacionados aos astros em contextos agrícolas.
Itatiba/SP, Universidade São Francisco, USF, 2012. 137p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Alexandrina Monteiro).

Resumo Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo problematizar a construção de saberes relacionados à astronomia que circulam nas práticas pedagógicas da educação formal e a legitimação dessas práticas a partir da discussão sobre a constituição e a mobilização desses saberes por meio das práticas agrícolas e a sua ligação com os eventos celestes, usando como referência uma comunidade tradicional localizada no interior do Estado de São Paulo. Esperase que essas discussões contribuam para se pensar na escola e no currículo escolar de outra forma, a partir de um outro lugar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com apontamentos etnográficos usando como procedimentos entrevistas, diários de campo e revisões bibliográficas, para, com o material coletado, analisar como as tais práticas e os saberes desse grupo são produzidos, transmitidos e legitimados. Tomamos como eixo central a discussão sobre o tempo relacionado à organização dessas práticas. As questões orientadoras foram: “De que forma um grupo de agricultores organiza seu tempo e suas práticas agrícolas?” e “Quais saberes atravessam essas práticas e por que o grupo os utiliza?”. Para embasar nossa discussão e análise, valemo-nos dos autores Foucault, Bauman, Wenger e Gallo. Este trabalho nos permitiu compreender que é necessário mudar o ponto a partir do qual olhamos e questionamos as práticas escolares, sendo possível pensar sobre os saberes que perpassam o campo da Astronomia construindo diferentes significados e sentidos surgidos na problematização de outras práticas, em particular daquelas que envolvem a medida de tempo como elemento para a organização de atividades agrícolas. Isso nos permitiu também (re)pensar como vem sendo praticado o ensino de Astronomia na escola (de forma disciplinar) e problematizar a possibilidade de circulação das práticas não-escolarizadas na organização dos currículos escolares.
Palavras-chave Astronomia, Currículo, Ensino de Ciências, Medida de Tempo, Práticas Agrícolas.
Abstract This paper aims to discuss the knowledge built related to astronomy which surrounds pedagogical practices within formal education and the legitimization of these practices from debates about building and mobilizing this knowledge by agricultural practices and its connection to the celestial events, using as reference a traditional community located in São Paulo State’s countryside. It’s expected that these debates contribute to think about school and its curriculum in a different way, from a non-common place. To achieve it, it was accomplished an ethnographical research using interviews, field diaries and bibliographical references as procedures, so, with the collected material, we could analyze how these practices and the knowledge of this group are produced, transmitted and legitimized. We have considered time as the main point of debate, relating it to the organization of these practices. The research questions were: “How can a group of farmers organize time and their agricultural practices?” and “What knowledge crosses these practices and why does this group use it/them?”. As a base for our debate and analysis, we studied authors like Foucault, Bauman, Wenger and Gallo. This paper allowed us to understand that it’s necessary to change our viewpoint from where we look, understand and discuss scholar practices nowadays, so it can be possible to think about astronomical knowledge building different meanings as we discuss other practices, mainly those which involve time measurement as an element to organize the agricultural activities. It has also allowed us to (re)think how we have been teaching astronomy at schools (in a disciplinary way) and discuss the possibilities of currency of non-scholar practices within the organization of a scholar curriculum.
Keywords Astronomy, Curriculum, Science Teaching, Time Measurement, Agricultural Practices.
Nível Mestrado