GOMES, Alexander dos Reis
Miniplanetário do planisfério celeste sul para ensino de Astronomia no Ensino Médio
Volta Redonda/RJ, Universidade Federal Fluminense, UFF, 2016. 194p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Thadeu Josino Pereira Penna).
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Resumo |
Tem havido questionamentos sobre a necessidade da inovação no ensino de Física
no ensino médio, apesar de pouco material apresentar clara e objetiva propostas
práticas para os professores. Os professores têm geralmente escasso (ou nenhum)
tempo para se dedicar a estudo/pesquisa sobre estratégias de ensino que podem
revelar-se eficazes na mudança de suas práticas tradicionais. Além disso, eles
enfrentam grandes dificuldades para aplicar as propostas que tinham engendrado
dentro das universidades e centros de pesquisas. Para estes últimos estão distantes
de condições de sala de aula reais. Por conseguinte, inovações educacionais muitas
vezes continuam longe das escolas e não encontram oportunidade de ser avaliado
em situações práticas. Portanto, o estudo proposto será conduzido através de uma
abordagem metodológica qualitativa com um grupo de duas turmas de alunos do
ensino médio da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro e, a hipótese que
será verificada é: o Miniplanetário do Planisfério Celeste Sul, a compreensão do seu
funcionamento e a sua utilização em sessões didáticas, conexas às aulas sobre
Astronomia. São adequadas para promover uma aprendizagem dialógica e
significativa do movimento aparente do céu. De tal modo, constatou-se que o
Miniplanetário é uma ferramenta que o docente poderá usar em sala de aula, como
facilitador e colaborador, constituindo o elo que se perdeu em uma educação
fragmentada, através dos diversos problemas apresentados, entre o docente e o
discente, colocando a verdadeira aprendizagem significativa de tais conteúdos
imprescindíveis por si só. Essa aprendizagem pode ainda fazer os alunos a
aprenderem aprender, terem maior autonomia, socialização, autoestima,
conhecimento, finalmente, poder colaborar para a cidadania. Como produto associado
dessa dissertação, elaboramos um documento à parte, capaz de ser usado por
docentes do ensino básico para construir e aplicar o Miniplanetário como previsto em
sala de aula.
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Palavras-chave |
Miniplanetário, Ensino de Astronomia, Ensino de Física.
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Abstract |
There have been questions about the need for innovation in teaching physics in high
school. Although little material presents clear, objective and practical suggestions for
teachers. Teachers generally have little (or no) time to devote to study / research on
teaching strategies that can prove to be effective in changing their traditional practices.
Moreover, they face great difficulties to implement the proposals that had been
engendered within universities and research centers for the latter are far from actual
classroom conditions. Therefore, educational innovations often still far from schools
and find no opportunity to be assessed in practical situations. Physical. Therefore, the
proposed study will be conducted through a qualitative approach with a group of two
high school students in classes from public state school in Rio de Janeiro, and the
hypothesis to be verified is: the south celestial planetary mini, the understanding of its
operation and its use in educational sessions related to lessons on astronomy, are
appropriate to promote a dialogue and meaningful learning of the apparent movement
of the sky. In this way, it was found that the Mini Planetarium is a tool that teachers
can use in the classroom, as a facilitator and collaborator, providing the link that was
lost in a fragmented education through the various problems presented, between
teacher and the student, placing the real meaningful learning such essential content
itself. This learning can still make students learn to learn, greater autonomy,
socialization, self-esteem, knowledge, finally, to collaborate for citizenship. As a
product associated with this thesis, we prepared a separate document, able to be used
by teachers of basic education to build and apply the Mini Planetarium as provided in
the classroom.
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Keywords |
Mini Planetary Astronomy Teaching, Physics Teaching.
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Nível |
Mestrado
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