SILVA, Cesar Alves da
Modelos atômicos como objeto do saber no ensino de Química: uma proposta metodológica baseada em elementos da engenharia didática
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 117p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Vieira do Nascimento Júnior, Marildo Geraldête Pereira).
|
Resumo |
O principal objetivo deste trabalho foi descrever os conceitos de Modelos Atômicos, dentro
do cenário do ensino de reações químicas, relacionando-os empiricamente com os processos
de luminescência química e contextualizados com o fenômeno das Auroras planetárias. Para o
efeito, foi apresentada uma proposta para ajudar os professores de química a oferecer aos
alunos uma melhor compreensão da aprendizagem mais significativa. O Ensino de Química
na Educação Básica apresenta vários desafios em relação à introdução de conceitos
relacionados à estrutura da matéria. A abordagem deste projeto está centrada na interação
entre a Astronomia e o Ensino de Química, em uma perspectiva interdisciplinar com foco no
curso da engenharia didática. Pretende-se que esta abordagem possa atrair o interesse dos
alunos do ensino médio. A metodologia foi desenvolvida nas salas de aula do Colégio Luiz
Eduardo Magalhães em Feira de Santana-BA. O uso de uma seqüência de aprendizagem,
centrada em fenômenos experimentais e observacionais, onde o desempenho do aluno é
intensificado pela possibilidade de auto-regulação e confronto com as situações propostas,
permitiu uma evolução das estratégias, aprimorando a cognição dos estudantes. De forma
envolvente e estruturada em suas quatro fases, o curso de engenharia didática contribuiu para
o progresso na melhoria do ensino e da aprendizagem, uma vez que a proposta acordada foi
executada e indica que é possível favorecer a aprendizagem de conceitos de Química de
Ensino com ênfase em tópicos, motivando estudantes para aprender.
|
Palavras-chave |
Engenharia Didática, Ensino da química, Astronomia, Engenharia Didática, Seguindo o ensino, Reações químicas.
|
Abstract |
The main objective of this work was to describe the concepts of Atomic Models, within the
scenario of the teaching of chemical reactions, relating them empirically to the processes of
chemical luminescence and contextualized to the phenomenon of the planetary Auroras. For
this purpose, a proposal was presented to help chemistry teachers to provide students with a
better understanding of more meaningful learning. The Teaching of Chemistry in Basic
Education presents several challenges regarding the introduction of concepts related to the
structure of matter. The approach of this project is centered in the interaction between the
Astronomy and the Teaching of Chemistry, in an interdisciplinary perspective with focus in
the course of didactic engineering. It is premised that this approach may attract the interest of
high school students. The methodology was developed in the classrooms of the Luiz Eduardo
Magalhães College in Feira de Santana-BA. The use of a learning sequence, centered on
experimental and observational phenomena where the student's performance is intensified by
the possibility of self-regulation and confrontation with the proposed situations, enabled an
evolution of strategies, enhancing students' cognition. In an enveloping and structured way in
its four phases, the course of didactic engineering contributed to progress in improving
teaching and learning, since the agreed proposal was executed and indicates that it is possible
to favor the learning of concepts of Teaching Chemistry with emphasis to topics, motivating
Students to learn.
|
Keywords |
Didactic Engineering, Chemistry teaching, Astronomy, Didactic Engineering, Following teaching, Chemical reactions.
|
Nível |
Mestrado
|