Modelos atômicos como objeto do saber no ensino de Química: uma proposta metodológica baseada em elementos da engenharia didática

SILVA, Cesar Alves da
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 117p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Vieira do Nascimento Júnior, Marildo Geraldête Pereira).

Resumo O principal objetivo deste trabalho foi descrever os conceitos de Modelos Atômicos, dentro do cenário do ensino de reações químicas, relacionando-os empiricamente com os processos de luminescência química e contextualizados com o fenômeno das Auroras planetárias. Para o efeito, foi apresentada uma proposta para ajudar os professores de química a oferecer aos alunos uma melhor compreensão da aprendizagem mais significativa. O Ensino de Química na Educação Básica apresenta vários desafios em relação à introdução de conceitos relacionados à estrutura da matéria. A abordagem deste projeto está centrada na interação entre a Astronomia e o Ensino de Química, em uma perspectiva interdisciplinar com foco no curso da engenharia didática. Pretende-se que esta abordagem possa atrair o interesse dos alunos do ensino médio. A metodologia foi desenvolvida nas salas de aula do Colégio Luiz Eduardo Magalhães em Feira de Santana-BA. O uso de uma seqüência de aprendizagem, centrada em fenômenos experimentais e observacionais, onde o desempenho do aluno é intensificado pela possibilidade de auto-regulação e confronto com as situações propostas, permitiu uma evolução das estratégias, aprimorando a cognição dos estudantes. De forma envolvente e estruturada em suas quatro fases, o curso de engenharia didática contribuiu para o progresso na melhoria do ensino e da aprendizagem, uma vez que a proposta acordada foi executada e indica que é possível favorecer a aprendizagem de conceitos de Química de Ensino com ênfase em tópicos, motivando estudantes para aprender.
Palavras-chave Engenharia Didática, Ensino da química, Astronomia, Engenharia Didática, Seguindo o ensino, Reações químicas.
Abstract The main objective of this work was to describe the concepts of Atomic Models, within the scenario of the teaching of chemical reactions, relating them empirically to the processes of chemical luminescence and contextualized to the phenomenon of the planetary Auroras. For this purpose, a proposal was presented to help chemistry teachers to provide students with a better understanding of more meaningful learning. The Teaching of Chemistry in Basic Education presents several challenges regarding the introduction of concepts related to the structure of matter. The approach of this project is centered in the interaction between the Astronomy and the Teaching of Chemistry, in an interdisciplinary perspective with focus in the course of didactic engineering. It is premised that this approach may attract the interest of high school students. The methodology was developed in the classrooms of the Luiz Eduardo Magalhães College in Feira de Santana-BA. The use of a learning sequence, centered on experimental and observational phenomena where the student's performance is intensified by the possibility of self-regulation and confrontation with the proposed situations, enabled an evolution of strategies, enhancing students' cognition. In an enveloping and structured way in its four phases, the course of didactic engineering contributed to progress in improving teaching and learning, since the agreed proposal was executed and indicates that it is possible to favor the learning of concepts of Teaching Chemistry with emphasis to topics, motivating Students to learn.
Keywords Didactic Engineering, Chemistry teaching, Astronomy, Didactic Engineering, Following teaching, Chemical reactions.