Modelos geocêntricos de Platão à Ptolomeu: uma contribuição para o estudo da geometria

PERUZZI, Nelson José
Rio Claro/SP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 1998. 90p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sergio Roberto Nobre).

Resumo Esse trabalho visa dar uma visão geral sobre os principais modelos geocêntricos desenvolvido na Grécia antiga por filósofos no período compreendido entre existência de Platão e a de Ptolomeu. São estudados e apresentados modelos que foram criados por Platão, Eudoxo, Calipo e Aristóteles; em uma primeira fase e, por Apolônio, Hiparco e Ptolomeu em fase posterior. As sucessivas tentativas de adequar estes modelos às observações levou os astrônomos a procurarem representações matemáticas exatas através do uso da Geometria. Este estudo vem acompanhado de reflexões sobre a utilização de tais teorias como instrumento didático para o ensino da Geometria, bem como têm o intuito de despertar, no professor e no aluno, interesse para o aprofundamento no tema.