GOMIDE, Hanny Angeles
Modelos mentais de estudantes dos ensino fundamental e médio sobre o dia e a noite a partir de um referencial na superfície da Terra e fora dela
Uberlândia/MG, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2017. 276p. Tese de Doutorado. (Orientador: Marcos Daniel Longhini).
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Resumo |
Esta pesquisa procurou apontar subsídios para a elaboração de propostas voltada à Educação
em Astronomia, relativos ao ensino do tema dia/noite, tendo por base modelos mentais de
alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, quando explicam tal fenômeno segundo um
referencial pautado na superfície da Terra e fora dela. A pesquisa pretendeu interpretar, por
meio dos modelos mentais construídos pelos discentes, suas explicações sobre o fenômeno
dia/noite, contemplando: como este ciclo ocorre, quais os astros envolvidos e como se
organizam no céu. Também foi questionado como os alunos explicam tal fenômeno, tomando
por base um referencial na superfície da Terra e fora dela. Assim, buscamos responder: Quais
modelos mentais são apresentados por estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio quando
explicam o dia/noite, quando tomados da superfície da Terra e fora dela? Além disso,
buscamos saber se esses mesmos estudantes transitam em suas explicações sobre o mesmo
fenômeno, quando o analisam segundo diferentes referenciais. Participaram desta pesquisa 58
alunos sendo: 18 do 5° ano, que corresponde ao final do Ensino Fundamental I, 20 do 9° ano,
sendo final do ensino fundamental II e 20 do 3° ano do Ensino Médio, correspondendo aos
anos finais de cada etapa da Educação Básica. O estudo foi pautado em uma abordagem
qualitativa, com o levantamento de autores que utilizaram dos modelos mentais sobre o dia e
a noite em trabalhos com alunos, juntamente com os resultados levantados com os discentes
participantes desta pesquisa. Tomamos as seguintes fontes de dados: oral - uso de entrevista
semiestruturada; gráfica - registros realizados pelos discentes e, imagética- simulação com
modelos físicos. Os dados foram apresentados seguindo três eixos de análise, correspondentes
com os níveis de ensinos pesquisados. Para cada eixo, foram elencados quatro categorias, que
são: 1- Modelos de Terra, Sol e demais astros revelados pelos estudantes; 2- Movimentos
descritos pelos astros; 3-Explicações dos alunos sobre a alternância do ciclo dia/noite visto da
superfície da Terra; 4- Explicações dos alunos sobre a alternância do ciclo dia/noite visto de
fora da Terra. Cada categoria foi analisada de acordo com as três fontes utilizadas. Assim,
pautado nas explicações e análises dos dados dos discentes, foi elencado quatro tipos de
modelos mentais, denominados de: introdutório- explicações pautadas na observação imediata
do céu; intermediário- apresentam conhecimentos que agregam a experiência cotidiana, com
os científicos, não sendo totalmente coerentes e plausíveis; integrado- pautados por
conhecimentos com certa cientificidade; inconsistentes- são explicações pulverizadas e
inconstantes, sem raciocínio plausível. De um modo geral, os resultados apontam que o maior
número de modelos levantados pelos discentes é o intermediário e não houve presença do
modelo integrado. Os estudantes na sua maioria apresentaram explicações sobre o fenômeno
dia/noite, que transitam entre os diferentes referenciais adotados, porém, estas não são
permeadas de argumentos coerentes com cada localidade de análise. Nessa direção,
apontamos propostas a serem implementadas em diversos aspectos, como o trabalho
articulado e coerente em sala de aula e a utilização do espaço escolar para a observação do
céu.
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Palavras-chave |
Ensino de Astronomia, Ciclo dia/noite, Modelos mentais, Concepções de alunos.
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Abstract |
This research tried to point out subsidies for the elaboration of proposals focused on
Astronomy Education, related to the teaching of the day / night theme, based on the mental
models of Elementary and Middle School students, when they explain this phenomenon
according to a referential based on the surface of the Earth And out of it. The research aimed
to interpret, through the mental models constructed by the students, their explanations on the
day / night phenomenon, contemplating: how this cycle occurs, which stars are involved and
how they organize in the sky. It was also questioned how the students explain this
phenomenon, based on a reference in the surface of the Earth and outside it. Thus, we try to
answer: What mental models are presented by students of Elementary and Middle Schooling
when explaining the day / night when taken from the surface of the Earth and outside it? In
addition, we seek to know if these same students transit in their explanations on the same
phenomenon, when they analyze it according to different references. Fifty-eight students
participated in this study: 18 of the 5th year, which corresponds to the end of Elementary
School I, 20 of the 9th year, being the end of elementary education II and 20 of the 3rd year of
High School, corresponding to the final years of each stage of Education Basic. The study was
based on a qualitative approach, with the survey of authors who used the mental models on
day and night in work with students, together with the results obtained with the students
participating in this research. We take the following data sources: oral - use of semi-structured
interview; Graphical - records made by the students and, imagery- simulation with physical
models. The data were presented according to three axes of analysis, corresponding to the
levels of teaching researched. For each axis, four categories were listed, which are: 1- Models
of Earth, Sun and other stars revealed by students; 2- Movements described by the stars; 3-
Explanations of the students about the alternation of the day / night cycle seen from the
surface of the Earth; 4- Explanations of the students about the alternation of the day / night
cycle seen from outside the Earth. Each category was analyzed according to the three sources
used. Thus, based on the explanations and analysis of the data of the students, four types of
mental models were denominated, denominated of: introductory - explanations based on the
immediate observation of the sky; Intermediary-present knowledge that aggregates everyday
experience, with scientists, not being totally coherent and plausible; Integrated - guided by
knowledge with a certain scientificity; Inconsistent-are explanations pulverized and
inconstant, without plausible reasoning. In general, the results indicate that the largest number
of models raised by the students is the intermediate and there was no presence of the
integrated model. The majority of students presented explanations about the day / night
phenomenon, which pass between the different references adopted, but these are not
permeated by arguments coherent with each locality of analysis. In this direction, we point out
proposals to be implemented in several aspects, such as articulated and coherent work in the
classroom and the use of school space for the observation of the sky.
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Keywords |
Astronomy Teaching, Cycle day / night, Mental models, Conceptions of students.
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Nível |
Doutorado
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