Movimento acelerado e o homem na Lua: desmistificando teorias de conspiração através da demonstração investigativa

SILVA, Ronilson Pinheiro da
Movimento acelerado e o homem na Lua: desmistificando teorias de conspiração através da demonstração investigativa
São Cristovão/SE, Universidade Federal de Sergipe, UFS, 2015. 124p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sergio Scarano Júnior).

Resumo No presente trabalho investigamos a utilização do ensino investigativo como estratégia de facilitação do ensino-aprendizagem sobre conteúdos envolvendo o movimento acelerado. Neste contexto tomamos como pano de fundo as teorias da conspiração sobre a ida do homem à Lua. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal do Maranhão – Campus Barra do Corda, em uma turma de 1ª série do ensino médio do curso integrado em Informática. Com ela abordamos além dos conteúdos do currículo da 1ª série (queda livre e lançamento oblíquo) o tópico de pêndulo simples, comumente visto na 2ª série. Como ferramentas facilitadoras da aprendizagem do tema, fizemos uso de recursos educacionais como simulações computacionais, experimentos demonstrativos e vídeo análises através do software Tracker. Esses recursos se somaram em uma sequência didática como nosso produto educativo final. As atividades foram desenvolvidas através de trabalhos em grupos fundamentadas na teoria Sócio-Interacionismo de Vygotsky, de aulas expositivas dialogadas e do ensino multilateral, visando a construção do conhecimento através do ensino ativo. Como forma de avaliação da aprendizagem levamos em consideração aspectos qualitativos, como a participação dos alunos no decorrer do desenvolvimento das atividades, e aspectos quantitativos, através de questionários de pré e pós-testes. Os resultados encontrados nos mostram que o uso do ensino investigativo subsidiado por temas contextualizadores como a ida do homem à Lua se apresenta como uma boa ferramenta de aprendizagem sobre movimento acelerado. Com ele condensamos diversos conteúdos da grade tradicional em poucas aulas, instigando a discussão ativa e o senso crítico dos alunos e quantitativamente promovendo um aprendizado significativo dentro da escala de tempo investigada.
Palavras-chave ensino investigativo, simulações computacionais, software Tracker, Sócio-interacionismo, teorias de conspiração.
Abstract This research is about the use of investigative teaching strategies to explore subjects involving accelerated movements in the context of conspiracy theories, in particular the idea that the man did not landed on the Moon. The study was conducted at Instituto Federal do Maranhão – Barra do Corda - and it was attended by high school students of the first year of the Informatics course. In our approach we taught not only free fall and projectile motion, as expected, but we also taught topics involving simple pendulum movement, commonly seen in the 2nd year. As educational resources we employed simulations with computers and video analyses through the software Tracker. Video tutorial to use these software and instructions on how to build a simple pendulum were attached in our didactic sequence as part of our educational product. The activities were developed in cooperative groups based on Vygotsky’s Socio-Interactionist theory, in dialogic teaching classes and the multilateral teaching, with the purpose to focus the knowledge building based on active learning. In order to evaluate the video analysis learning process, qualitative criteria taking into account the participation of the students were considered during the development of the activities. Quantitative criteria based on the amount of right answers of pre and post-tests were also discussed. Among the results we noticed that investigative teaching reinforced by contextualized themes as the “controversy” of the man on the Moon reveals itself as a good tool to explore accelerated movements in learning process. It helped us to teach many subjects of the traditional syllabus in few classes and it promoted an active discussion, pushing the critical sense of the students. Quantitatively we verified a significant learning of the main physical concepts we worked on the lectures, at least in the short period time when the activities were conducted.
Keywords Investigative teaching, Computacional simulations, Tracker software, Socio-Interacionism, Conspiracy Theories.