NETO, Michel Paschini
Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) nos textos sobre Astronomia em livros didáticos de ciências no ensino fundamental
Piracicaba/SP, Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, 2011. 141p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello).
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Resumo |
O ensino-aprendizagem de Astronomia no Brasil é tema de preocupação para muitos educadores. Os professores, em geral, sem formação adequada em Astronomia, fazem uso de livros didáticos que muitas vezes trazem erros conceituais e modelos de Ciência e Tecnologia desvinculados de questões humanitárias. Embora os livros tenham melhorado a partir da implantação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ainda apresentam lacunas importantes quando se almeja uma educação científica e tecnológica de qualidade. Em geral, os livros didáticos mostram uma imagem da Ciência desconectada de aspectos culturais, humanísticos e sociais, bem como, descartam o ensino da Tecnologia. Uma maneira de relacionar o conteúdo dos textos com problemas reais é através do Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Esta investigação, de caráter qualitativo e exploratório, tem por objetivo analisar os textos de Astronomia presentes em Livros de Ciências do Ensino Fundamental. Por meio da análise de conteúdo, os textos de Astronomia de três coleções de livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD do Ministério da Educação foram categorizados em três âmbitos: a) Construção do Conhecimento Astronômico; b) Natureza do Conhecimento Astronômico, c) Interações Ciência-Tecnologia-Sociedade e Astronomia. Os resultados de nossa pesquisa confirmam que os livros, em geral, apresentam os conceitos, as leis e os fenômenos de forma ahistórica, sem ligações CTS, apresentando a imagem de uma Ciência linear, neutra, desconectada da sociedade e desenvolvida com acumulação de conhecimentos.
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