Movimentos da Terra no Ensino Fundamental

FANDI, Jordette Crystinne Lunz
Movimentos da Terra no Ensino Fundamental
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018. 138p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marta Feijó Barroso).

Resumo O presente trabalho relata a produção e aplicação de materiais didáticos abordando o tema Terra e Universo presente nas orientações curriculares para o Ensino Fundamental, em particular os Movimentos da Terra. A partir de reflexões sobre a importância do ensino de ciências para crianças, sobre a utilização da leitura como ferramenta pedagógica e do jogo como prática de ensino, foram elaborados um livro paradidático para crianças e um jogo, bem como um Guia de utilização desses materiais para o Professor. Oficinas com professores do Ensino Fundamental e com alunos do ensino médio Técnico Normal de formação de professores permitiram uma avaliação e a adequação dos materiais propostos.
Palavras-chave Ensino de Física, Ensino de Astronomia, Ensino Fundamental, Leituras infantis, Jogos e Brinquedos, Movimentos da Terra.
Abstract In this work, the production and application of didactic materials is presented. The theme addressed, Earth and Universe, is contained in the curricular guidelines for Elementary Education, in particular Earth Movements. Based on reflections on the importance of teaching science to children, on the use of reading as a pedagogical tool, and on use of game as a teaching practice, a book for children and a game were produced along with a Guide for the Teacher on how to use this material. These materials were used in workshops with Elementary School teachers, and with high school students in Normal Technical teacher training program.
Keywords Physics Education, Astronomy Education, Elementary Teaching, Children Reading, Games and Toys, Earth Movements.