Múltiplas dimensões da aprendizagem: estudo das declarações de monitores do observatório do Alto da Sé sobre a mediação

VICENTE, Romulo André
Recife/PE, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, 2017. 151p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Helaine Sivini Ferreira, Antônio Carlos S. Miranda).

Resumo A presente investigação consiste em analisar as múltiplas dimensões da aprendizagem a partir das declarações de monitores sobre a atividade de mediação à grupos não escolares ao observatório do Alto da Sé. Para tal tarefa, consideramos a aprendizagem como um processo multidimensional e constituída de um caráter genérico e utilizamos um arcabouço teórico-metodológico alicerçado nos mesmos pressupostos denominado Resultados Genéricos da Aprendizagem (RGA). A pesquisa teve o delineamento qualitativo e procedimentos que a configuraram como um estudo de caso e ocorreu majoritariamente no Observatório Astronômico do Alto da Sé. Os sujeitos da pesquisa foram o grupo de monitores em atividade no observatório e um professor em atividade que, durante seu período de formação, esteve vinculado a atividade de monitoria. Para construir os dados necessários a investigação, executamos um período de observação a prática da monitoria no observatório seguido de um questionário aos monitores e um questionário complementando uma entrevista aplicada junto ao professor. A construção e análise dos dados se deu a partir dos RGA, em suas múltiplas dimensões de aprendizagem, a saber: ação, comportamento e progressão; atitudes e valores; conhecimento e compreensão; habilidades; prazer, inspiração e criatividade. Os resultados apontaram para o desenvolvimento de aprendizagens em múltiplas dimensões e de possível rebatimento para a atividade docente. Esperamos que este estudo de caso sirva para ampliar o alcance das investigações já realizadas como a mesma perspectiva de uma aprendizagem genérica.
Palavras-chave Museus de astronomia, mediação em museus, Resultados Genéricos da Aprendizagem, formação de inicial de professores em museu de astronomia.
Abstract The present research consists of analyzing the multiple dimensions of learning from the statements of monitors on the activity of mediation to non-school groups to the observatory of Alto da Sé. For this task, we consider learning as a multidimensional process and constituted of a generic character And we used a theoretical- methodological framework based on the same assumptions called Generic Learning Outcomes (RGA). The research had the qualitative design and procedures that configured it as a case study and occurred mainly in the Astronomical Observatory of Alto da Sé. The subjects of the research were the group of monitors in activity in the observatory and a professor in activity that, during its period Training was linked to monitoring activity. In order to construct the data necessary for the investigation, we performed a period of observing the practice of monitoring in the observatory followed by a questionnaire to the monitors and a questionnaire completing an interview applied to the teacher. The construction and analysis of the data was based on the RGA, in its multiple dimensions of learning, namely: action, behavior and progression; Attitudes and values; Knowledge and understanding; Skills; Pleasure, inspiration and creativity. The results pointed to the development of learning in multiple dimensions and possible recovery for the teaching activity. We hope that this case study will serve to broaden the scope of the research already undertaken as the same perspective of generic learning.
Keywords Astronomy museums, mediation in museums, Generic Learning Results, initial teacher training in astronomy museum.