Multiverso: reconstrução de modelo análogo ao espaço sideral para divulgação da ciência

ALMEIDA, Delcio Juliao Emar de
Multiverso: reconstrução de modelo análogo ao espaço sideral para divulgação da ciência
Belo Horizonte/MG, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG, 2012. 165p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ronaldo Luiz Nagem e Maurício da Silva Gino).

Resumo Esta dissertação aborda a reconstrução de modelo em três dimensões (3D) em meio fluido análogo ao espaço sideral, que foi concebido inicialmente para o ensino de ciências em sala de aula. Ao se almejar estender este modelo para espaços não formais de educação, verificou-se a necessidade de inovações no modelo, com vias a torná-lo mais ajustado a tais espaços, abrangendo público diverso e espontâneo. Tais modificações foram amparadas por aportes teóricos que tratam da conceituação, processos de construção e análise de imagens e sua relação com as analogias e modelos como ferramentas cognitivas e pedagógicas, além dos espaços não formais de educação. A metodologia de pesquisa se subdividiu em três pilares básicos, que foi a reconstrução do modelo, a concepção do espaço de exposição e a pesquisa qualitativa sobre o potencial do modelo como ferramenta de divulgação científica. Possuindo características multimetodológicas, foi possível coletar um número considerável de dados, o que permitiu que se verificassem as percepções dos sujeitos participantes não apenas das analogias e metáforas relacionadas com os modelos, mas também em relação ao potencial dos modelos como ferramentas de divulgação científica. Os resultados demonstraram que o modelo, além de se apresentar como eficaz na divulgação de conteúdos de astronomia, possui características altamente propícias para sua exposição em espaços não formais de educação, como museus e exposições científicas.