Museu de Ciência: o diálogo com as diferenças

MORAIS, Silvilene de Barros Ribeiro
Museu de Ciência: o diálogo com as diferenças
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2013. 231p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mônica Pereira do Santos; Douglas Falcão Silva).

Resumo A presente pesquisa foi desenvolvida a partir da compreensão de que as exposições dos Museus de Ciência e Tecnologia podem contribuir para a aprendizagem dos alunos que integram o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), atendidos pelas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) no município do Rio de Janeiro. Buscou-se esclarecer em que medida essa atividade se torna relevante para os alunos e que aspectos favorecem a sua interação com essas instituições. Foi realizada uma atividade de visitação ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e, posteriormente, a avaliação dos significados expressos pelos alunos com base no “Método da lembrança estimulada” desenvolvido por Falcão e Gilbert (2005). A partir da análise desses significados foram elencados alguns aspectos importantes para a constituição de um museu inclusivo. Para compreensão do processo de inclusão educacional de alunos com deficiência nas escolas públicas, foram utilizados os dados obtidos pela pesquisa qualitativa promovida pelo Observatório de Educação Especial (OEERJ), com os professores das SRMs. Abordamos, nesta pesquisa, o conceito de inclusão num contexto amplo, como um processo de caráter contínuo e dinâmico, que não se restringe a definir um conjunto de práticas destinadas às pessoas com deficiência – evidenciando, assim, a exclusão dentro da inclusão – mas a luta constante em favor da remoção de barreiras que impeçam a participação plena de qualquer indivíduo na sociedade onde está inserido (SANTOS, 2003). Para que os museus se tornem um recurso relevante para a inclusão, será necessário uma adequada utilização de seus acervos, comunicação, recursos e espaços, de forma que se tornem acessíveis e significativos para qualquer indivíduo, em qualquer faixa etária ou grau de instrução, considerando todas as necessidades como igualmente importantes, estimulando o seu desenvolvimento e favorecendo a ampliação de sua consciência crítica e participação na sociedade.
Palavras-chave Educação, Museus, Inclusão, Jovens e Adultos.