MORAIS, Silvilene de Barros Ribeiro
Museu de Ciência: o diálogo com as diferenças
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2013. 231p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mônica Pereira do Santos; Douglas Falcão Silva).
|
Resumo |
A presente pesquisa foi desenvolvida a partir da compreensão de que as exposições
dos Museus de Ciência e Tecnologia podem contribuir para a aprendizagem dos alunos que
integram o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), atendidos pelas Salas de
Recursos Multifuncionais (SRMs) no município do Rio de Janeiro. Buscou-se esclarecer em
que medida essa atividade se torna relevante para os alunos e que aspectos favorecem a sua
interação com essas instituições. Foi realizada uma atividade de visitação ao Museu de
Astronomia e Ciências Afins (MAST) e, posteriormente, a avaliação dos significados
expressos pelos alunos com base no “Método da lembrança estimulada” desenvolvido por
Falcão e Gilbert (2005). A partir da análise desses significados foram elencados alguns
aspectos importantes para a constituição de um museu inclusivo.
Para compreensão do processo de inclusão educacional de alunos com deficiência
nas escolas públicas, foram utilizados os dados obtidos pela pesquisa qualitativa promovida
pelo Observatório de Educação Especial (OEERJ), com os professores das SRMs.
Abordamos, nesta pesquisa, o conceito de inclusão num contexto amplo, como um
processo de caráter contínuo e dinâmico, que não se restringe a definir um conjunto de
práticas destinadas às pessoas com deficiência – evidenciando, assim, a exclusão dentro da
inclusão – mas a luta constante em favor da remoção de barreiras que impeçam a
participação plena de qualquer indivíduo na sociedade onde está inserido (SANTOS, 2003).
Para que os museus se tornem um recurso relevante para a inclusão, será necessário
uma adequada utilização de seus acervos, comunicação, recursos e espaços, de forma que se
tornem acessíveis e significativos para qualquer indivíduo, em qualquer faixa etária ou grau
de instrução, considerando todas as necessidades como igualmente importantes,
estimulando o seu desenvolvimento e favorecendo a ampliação de sua consciência crítica e
participação na sociedade.
|