SILVA, Milena Pereira
Museu-escola: produção do guia didático interdisciplinar do Museu Antares de Ciência e Tecnologia / Observatório Astronômico Antares
Feira de Santana,/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 60p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo César da Rocha Poppe).
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Resumo |
O presente estudo permite estreitar a relação museu-escola, através de um estudo
de caso, de um espaço não-formal de ensino: Museu Antares de Ciência e
Tecnologia (MACT), parte integrante do Observatório Astronômico Antares (OAA),
situado na cidade de Feira de Santana, Bahia. Investigações realizadas
anteriormente demonstraram que o público do MACT é constituído, principalmente,
por estudantes da educação básica. Diante desse aspecto, foi então desenvolvido
como produto educacional dessa pesquisa um guia didático interdisciplinar para que
possa auxiliar o professor no processo antes, durante e depois da visita ao MACT
com seus estudantes. A proposta, caracterizada como qualitativa exploratória inclui
4 etapas: (i) a apresentação dos recursos e do espaço MACT/OAA em geral; (ii)
associação entre os recursos e as disciplinas escolares; (iii) acompanhamentos de
visitas ao espaço, elaboração do guia; (iv) aplicação de atividades com professores
visitantes que aceitaram participar da pesquisa. É perceptível, através dos dados
analisados, a contribuição do instrumento para planejamento, execução e realização
de atividades antes, durante e após a experiência museal, promovendo uma
liberdade para o professor abordar as atividades à idade geral da turma e aos
conteúdos apresentados nas disciplinas, permitindo unir estes às diversas
discussões que acontecem durante a visita ao espaço não-formal. Divulgar tais
espaços e implementá-los de forma mais consistente ao ensino formativo tradicional,
o qual atualmente abrange basicamente o ambiente escolar, contribui para uma
divulgação científica lúdica e interdisciplinar, de modo a promover uma formação
crítica da sociedade em geral.
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Palavras-chave |
Ensino Não-Formal, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade.
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Abstract |
The present study aims to narrow the museum-school relationship through a case
study of a non-formal teaching space: Antares Museum of Science and Technology
(MACT), a part of the Antares Astronomical Observatory (OAA), located in Feira of
Santana. Previous research has shown that the MACT audience consists mainly of
students in basic education. Faced with this aspect, an interdisciplinary didactic guide
was then developed as an educational product of this research was developed that
can assist the teacher in the process before, during and after the visit to MACT with
its students. The proposal, characterized as qualitative exploratory, includes four
stages: (i) presentation of resources and the MACT/OAA space in general, (ii)
association between resources and school subjects, (iii) accompaniment of space
visits, guide, and (iv) application of activities with visiting professors who agreed to
participate in the research. Through the analyzed data, the contribution of the
instrument to planning, executing and conducting activities before, during and after
the museum experience is perceived, promoting a freedom for the teacher to
approach the activities the general age of the class and the contents presented in the
disciplines, allowing to link with the diverse discussions that happen during the visit to
the non-formal space. Disseminating such spaces and implementing them in a more
consistent way to traditional formative teaching, which currently covers basically the
school environment, contributes to a ludic and interdisciplinary scientific
dissemination in order to promote a critical formation of society in general.
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Keywords |
Non-Formal Teaching, Science Teaching, Interdisciplinarity.
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Nível |
Mestrado
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