No rastro das estrelas: o Planetário e o ensino de astronomia à luz da Teoria Ator-Rede

GONÇALVES, Erica de Oliveira
Florianópolis/SC, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, 2015. 159p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Martha Kaschny Borges; Tito Sena).

Resumo A astronomia é um campo da ciência em constante associação com as artes, a poesia, a literatura e a educação. Desperta curiosidade e encantamento e é responsável por muitos avanços científicos e tecnológicos. A escola também está imersa nesta esfera de conhecimento, por meio dos currículos, livros didáticos e/ou iniciativa docente. Neste viés, esta pesquisa de natureza qualitativa tem o objetivo de identificar as situações pedagógicas em que o Planetário se caracteriza como mediador ou como intermediário nos processos de ensinar e de aprender astronomia de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, utilizamos a perspectiva teórica e metodológica da Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour. Inicialmente realizamos uma revisão teórica sobre os principais conceitos da TAR e análise dos documentos oficiais da educação que normatizam o ensino de astronomia no Brasil. A seguir, foram analisados 97 questionários respondidos por professores que visitaram o Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina–UFSC, com estudantes, em 2014. E como última etapa empírica, foram selecionados cinco professores para a realização de entrevistas em profundidade. Os resultados indicaram que para os professores que utilizam o Planetário como complemento para o ensino de astronomia ou mesmo para saída de campo, este espaço se constitui em mediador do processo de ensinar e de aprender, tanto para os estudantes quanto para os próprios professores. E, nestas situações, o professor assume o papel de intermediário das ações efetivadas pelos estudantes.
Palavras-chave Teoria ator-rede (TAR), Ensino de Astronomia, Planetário, Educação.