O aprendizado da Astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica

DEBOM, Camila Riegel
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2010. 87p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Basílio Xavier Santiago).

Resumo Apresentamos o planejamento, desenvolvimento e aplicação de uma proposta de curso de de extensão em Astronomia, dividido em módulos e oferecido a estudantes de ensino médio visando a aprendizagem da Astronomia e das ciências afins a partir da observação rudimentar e da imagem astronômica. A confecção do material didático destinado ao curso e a elaboração das aulas tiveram por base a teoria da mediação de Lev Vygotsky e a epistemologia de Stephen Toulmin. O projeto incluiu a realização de uma experiência piloto, da qual foram extraídos subsídios para seu aperfeiçoamento. Apresentamos aqui o relato desta experiência e de seus resultados, bem como o desenvolvimento e aplicação de uma segunda versão do curso e dos resultados obtidos. Como instrumentos de avaliação foram utilizados pré e póstestes idênticos. Da análise destes instrumentos, verificamos um aumento no número absoluto de acertos de cerca de 55% na avaliação, com relação à avaliação prévia, na segunda implementação do curso. Esse resultado, conjuntamente com a análise qualitativa dos comentários feitos pelos estudantes concluiu-se que a utilização da imagem astronômica e a observação rudimentar com fins didáticos é viável e frutífera. Como produto educacional desta dissertação confeccionamos um CD com o conteúdo das aulas, que acompanha guias ao professor que queira replicar a experiência.
Arquivo PDF document 2010_DEBOM_D_UFRGS.pdf — Documento PDF, 6.96 MB