O atendimento no planetário como contexto educacional para os três momentos pedagógicos

SILVA, Luiz Claudio Pereira da
O atendimento no planetário como contexto educacional para os três momentos pedagógicos
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2018. 106p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Roberto Dell'Aglio Dias da Costa).

Resumo Este projeto tem como objetivo efetuar a aplicação e avaliação de uma proposta educacional de atendimento ao público escolar, baseada no referencial teórico dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), que busca incorporar as ideias do educador Paulo Freire, de um ensino dialógico e crítico, na Educação em Ciência. Ao longo do desenvolvimento deste trabalho, discutiremos os conceitos teóricos sobre Ensino Formal, Não Formal e Informal, e suas diferenças e modos de aplicação no ensino e divulgação em ciências e principalmente no aprendizado dos conceitos básicos de Astronomia. O papel dos Planetários historicamente, e como eles se identificam na educação e popularização científica, mostrando como sua atuação é capaz de auxiliar na mudança da cultura científica da população. Num segundo momento será discutido os Três Momentos Pedagógicos, sua fundamentação teórica e como este modelo pode ser adaptado para a utilização dentro do ambiente de Planetários, tendo como análise sua implementação no Planetário Johannes Kepler, na Sabina – Escola Parque do Conhecimento, na cidade de Santo André – SP. Por fim, apresentaremos os resultados obtidos da aplicação deste método à uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave planetários, exoplanetas, 3MP, educação em astronomia, sessão de planetário
Abstract The aim of this project is to apply and evaluate an educational proposal for attending to the school public, based on the theoretical reference of the Three Pedagogical Moments (3MP), which seeks to incorporate the ideas of the educator Paulo Freire, a dialogical and critical teaching, Education in Science. Throughout the development of this work, we will discuss the theoretical concepts about Formal, Nonformal and Informal Teaching, and their differences and ways of application in teaching and dissemination in science and especially in learning the basic concepts of Astronomy. The role of Planetariums historically, and how they identify themselves in education and scientific popularization, showing how their performance is able to assist in changing the scientific culture of the population. In a second moment, the Three Pedagogical Moments will be discussed, their theoretical basis and how this model can be adapted for use within the Planetarium environment, having as its analysis the implementation of the Johannes Kepler Planetarium in the Sabina - Knowledge Park School in the city of Santo André - SP. Finally, we present the results obtained from the application of this method to a class of the final years of Elementary School.
Keywords planetariums, exoplanets, 3MP, astronomy education, planetarium session.
Nível Mestrado