SILVA, Luiz Claudio Pereira da
O atendimento no planetário como contexto educacional para os três momentos pedagógicos
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2018. 106p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Roberto Dell'Aglio Dias da Costa).
|
Resumo |
Este projeto tem como objetivo efetuar a aplicação e avaliação de uma proposta
educacional de atendimento ao público escolar, baseada no referencial teórico dos Três
Momentos Pedagógicos (3MP), que busca incorporar as ideias do educador Paulo Freire,
de um ensino dialógico e crítico, na Educação em Ciência.
Ao longo do desenvolvimento deste trabalho, discutiremos os conceitos teóricos sobre
Ensino Formal, Não Formal e Informal, e suas diferenças e modos de aplicação no ensino
e divulgação em ciências e principalmente no aprendizado dos conceitos básicos de
Astronomia. O papel dos Planetários historicamente, e como eles se identificam na
educação e popularização científica, mostrando como sua atuação é capaz de auxiliar na
mudança da cultura científica da população. Num segundo momento será discutido os
Três Momentos Pedagógicos, sua fundamentação teórica e como este modelo pode ser
adaptado para a utilização dentro do ambiente de Planetários, tendo como análise sua
implementação no Planetário Johannes Kepler, na Sabina – Escola Parque do
Conhecimento, na cidade de Santo André – SP. Por fim, apresentaremos os resultados
obtidos da aplicação deste método à uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental.
|
Palavras-chave |
planetários, exoplanetas, 3MP, educação em astronomia, sessão de planetário
|
Abstract |
The aim of this project is to apply and evaluate an educational proposal for attending to the
school public, based on the theoretical reference of the Three Pedagogical Moments
(3MP), which seeks to incorporate the ideas of the educator Paulo Freire, a dialogical and
critical teaching, Education in Science.
Throughout the development of this work, we will discuss the theoretical concepts about
Formal, Nonformal and Informal Teaching, and their differences and ways of application in
teaching and dissemination in science and especially in learning the basic concepts of
Astronomy. The role of Planetariums historically, and how they identify themselves in
education and scientific popularization, showing how their performance is able to assist in
changing the scientific culture of the population. In a second moment, the Three
Pedagogical Moments will be discussed, their theoretical basis and how this model can be
adapted for use within the Planetarium environment, having as its analysis the
implementation of the Johannes Kepler Planetarium in the Sabina - Knowledge Park
School in the city of Santo André - SP. Finally, we present the results obtained from the
application of this method to a class of the final years of Elementary School.
|
Keywords |
planetariums, exoplanets, 3MP, astronomy education, planetarium session.
|
Nível |
Mestrado
|