FRIZZERA, Ana Carolina Sampaio
O Céu para todos: audiodescrição como recurso didático em observatórios astronômicos
Vitória/ES, Instituto Federal do Espírito Santo, IFES, 2018. 120p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Edmar Reis Thiengo).
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Resumo |
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que tem por objetivo permitir o
acesso de pessoas com deficiência visual à imagens dinâmicas e estáticas. A pesquisa apresentada
teve como foco investigar sobre a utilização da audiodescrição em observatórios astronômicos,
especificamente o Gaturamo Observatório Astronômico, um Espaço de Educação Não Formal
que tem por objetivo promover divulgação científica por meio da Astronomia, realizando
atendimentos ao público e em escolas durante fenômenos astronômicos, onde são abordados
conteúdos referentes ao reconhecimento do céu e à observação dos astros. A observação do céu é
vinculada diretamente à luz incidente captada pelo olho humano, portanto, pessoas com
deficiência visual podem enfrentar obstáculos para a compreensão destes conteúdos, sendo
necessária à implementação de recursos didáticos que auxiliem em seu processo de
aprendizagem. A discussão teórica foi permeada por Vygotsky (1997), considerando suas
contribuições sobre o problema do desenvolvimento psicológico na presença da cegueira e a
inclusão da pessoa com deficiência visual na educação; Langhi e Nardi (2005; 2008; 2009) e
Langhi (2009) ao dialogarem sobre o Ensino de Astronomia; Motta (2016) e Vergara-Nunes
(2016) ao tratarem da audiodescrição no contexto educacional. Para o desenvolvimento
metodológico optou-se pela pesquisa-ação, que buscou promover interlocuções com dois grupos
focais, o primeiro composto por três pessoas com deficiência visual (dois cegos e um com baixa
visão) e dois videntes, o segundo composto por dois videntes. As interlocuções realizadas
contribuíram para o desenvolvimento de um aplicativo móvel acessível para Smartphones e
Tablets chamado ‘Céu Acessível’, que engloba informações sobre o Céu do Outono visível de
Vitória/ES; Planetas do Sistema Solar; Objetos do Céu Profundo; Satélites Naturais; bem como
informações sobre astronomia básica e de posição compatíveis com os critérios de acessibilidade
propostos pelo WCAG (Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web). Ao final, o produto
educacional desenvolvido foi disponibilizado na PlayStore, buscando estimular a inserção da
audiodescrição em outros espaços de divulgação científica.
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Palavras-chave |
Ensino de Astronomia, Deficiência Visual, Audiodescrição.
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Abstract |
Audiodescription is a communicational accessibility feature that aims to allow visually impaired
people access to dynamic and static images. The present research focused on the use of
audiodescription in astronomical observatories, specifically the Gaturamo Observatório
Astronômico, a Non Formal Education Space that aims to promote scientific dissemination
through Astronomy, performing public and school attendance during astronomical phenomena ,
where topics related to the recognition of the sky and the observation of the stars are approached.
The observation of the sky is directly linked to the incident light captured by the human eye,
therefore, people with visual impairment may face obstacles to the understanding of these
contents, being necessary to implement didactic resources that aid in their learning process. The
theoretical discussion was permeated by Vygotsky (1997), considering his contributions on the
problem of psychological development in the presence of blindness and the inclusion of visually
impaired people in education; Langhi and Nardi (2005; 2008; 2009) and Langhi (2009) when
discussing the Teaching of Astronomy; Motta (2016) and Vergara-Nunes (2016) in dealing with
audiodescription in the educational context. For the methodological development, action research
was chosen, which sought to promote interlocutions with two focal groups, the first one
composed of three people with visual impairment (two blind and one with low vision) and two
visionaries, the second composed by two visionaries. Interlocutions have contributed to the
development of an accessible mobile application for Smartphones and Tablets called 'Affordable
Sky', which includes information about the Visible Autumn Sky of Vitória / ES; Planets of the
Solar System; Objects of the Deep Sky; Natural Satellites; as well as basic astronomy and
position information consistent with the accessibility criteria proposed by the WCAG (Web
Content Accessibility Guidelines). In the end, the educational product developed was made
available in the PlayStore, seeking to stimulate the insertion of audio description in other spaces
of scientific dissemination.
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Keywords |
Teaching of Astronomy, Visual impairment, Audiodescription.
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Nível |
Mestrado
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