O Céu para todos: audiodescrição como recurso didático em observatórios astronômicos

FRIZZERA, Ana Carolina Sampaio
O Céu para todos: audiodescrição como recurso didático em observatórios astronômicos
Vitória/ES, Instituto Federal do Espírito Santo, IFES, 2018. 120p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Edmar Reis Thiengo).

Resumo A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que tem por objetivo permitir o acesso de pessoas com deficiência visual à imagens dinâmicas e estáticas. A pesquisa apresentada teve como foco investigar sobre a utilização da audiodescrição em observatórios astronômicos, especificamente o Gaturamo Observatório Astronômico, um Espaço de Educação Não Formal que tem por objetivo promover divulgação científica por meio da Astronomia, realizando atendimentos ao público e em escolas durante fenômenos astronômicos, onde são abordados conteúdos referentes ao reconhecimento do céu e à observação dos astros. A observação do céu é vinculada diretamente à luz incidente captada pelo olho humano, portanto, pessoas com deficiência visual podem enfrentar obstáculos para a compreensão destes conteúdos, sendo necessária à implementação de recursos didáticos que auxiliem em seu processo de aprendizagem. A discussão teórica foi permeada por Vygotsky (1997), considerando suas contribuições sobre o problema do desenvolvimento psicológico na presença da cegueira e a inclusão da pessoa com deficiência visual na educação; Langhi e Nardi (2005; 2008; 2009) e Langhi (2009) ao dialogarem sobre o Ensino de Astronomia; Motta (2016) e Vergara-Nunes (2016) ao tratarem da audiodescrição no contexto educacional. Para o desenvolvimento metodológico optou-se pela pesquisa-ação, que buscou promover interlocuções com dois grupos focais, o primeiro composto por três pessoas com deficiência visual (dois cegos e um com baixa visão) e dois videntes, o segundo composto por dois videntes. As interlocuções realizadas contribuíram para o desenvolvimento de um aplicativo móvel acessível para Smartphones e Tablets chamado ‘Céu Acessível’, que engloba informações sobre o Céu do Outono visível de Vitória/ES; Planetas do Sistema Solar; Objetos do Céu Profundo; Satélites Naturais; bem como informações sobre astronomia básica e de posição compatíveis com os critérios de acessibilidade propostos pelo WCAG (Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web). Ao final, o produto educacional desenvolvido foi disponibilizado na PlayStore, buscando estimular a inserção da audiodescrição em outros espaços de divulgação científica.
Palavras-chave Ensino de Astronomia, Deficiência Visual, Audiodescrição.
Abstract Audiodescription is a communicational accessibility feature that aims to allow visually impaired people access to dynamic and static images. The present research focused on the use of audiodescription in astronomical observatories, specifically the Gaturamo Observatório Astronômico, a Non Formal Education Space that aims to promote scientific dissemination through Astronomy, performing public and school attendance during astronomical phenomena , where topics related to the recognition of the sky and the observation of the stars are approached. The observation of the sky is directly linked to the incident light captured by the human eye, therefore, people with visual impairment may face obstacles to the understanding of these contents, being necessary to implement didactic resources that aid in their learning process. The theoretical discussion was permeated by Vygotsky (1997), considering his contributions on the problem of psychological development in the presence of blindness and the inclusion of visually impaired people in education; Langhi and Nardi (2005; 2008; 2009) and Langhi (2009) when discussing the Teaching of Astronomy; Motta (2016) and Vergara-Nunes (2016) in dealing with audiodescription in the educational context. For the methodological development, action research was chosen, which sought to promote interlocutions with two focal groups, the first one composed of three people with visual impairment (two blind and one with low vision) and two visionaries, the second composed by two visionaries. Interlocutions have contributed to the development of an accessible mobile application for Smartphones and Tablets called 'Affordable Sky', which includes information about the Visible Autumn Sky of Vitória / ES; Planets of the Solar System; Objects of the Deep Sky; Natural Satellites; as well as basic astronomy and position information consistent with the accessibility criteria proposed by the WCAG (Web Content Accessibility Guidelines). In the end, the educational product developed was made available in the PlayStore, seeking to stimulate the insertion of audio description in other spaces of scientific dissemination.
Keywords Teaching of Astronomy, Visual impairment, Audiodescription.
Nível Mestrado