O ciclo da experiência de Kelly e a teoria da aprendizagem significativa: uma reconciliação integradora para o ensino de Astronomia com o uso de ferramentas computacionais

ANDRADE, Mariel José Pimentel de
Recife/PE, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, 2010. 162p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Alberto Einstein Pereira de Araújo).

Resumo Este trabalho possui como objetivo geral investigar a incorporação de estratégias instrucionais derivadas da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) nas etapas do Ciclo da Experiência de Kelly (CEK) e sua utilização como seqüência didática para o ensino de Astronomia. Nossa primeira hipótese era que seria possível incorporar tais estratégias especificamente a cada uma das etapas do CEK, de forma a potencializar o objetivo de cada etapa. Neste trabalho foi possível mostrar que podemos utilizar elementos da TAS nas etapas do CEK, uma vez que não há incompatibilidades teóricas em torno dessas duas perspectivas que tornasse inviável tal aproximação. Assim, foi possível verificar que ao descrevermos cada etapa do CEK, havia uma estratégia da TAS que se adequava, de forma a atender aos objetivos de cada etapa. Outro ponto que investigamos foi como utilizar softwares educativos na criação de um material Potencialmente Significativo. Percebemos que a utilização de softwares de simulação de fenômenos celestes favoreceu a construção de tal material e, consequentemente, a sequência didática. Uma segunda hipótese afirmava que uma sequência didática proposta a partir da união das estratégias instrucionais da TAS com as etapas do CEK traria ganhos significativos para a aprendizagem de conceitos relativos a Astronomia. Para verificar essa hipótese foi realizado um estudo empírico com alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Unidade Acadêmica de Garanhuns. A Análise dos dados nos permitiu concluir que houve um ganho significativo de acertos após a participação dos alunos na sequência didática proposta. Apesar das limitações inerentes a este estudo, ele traz uma importante contribuição ao uso do CEK em conjunto com a TAS como metodologia para o ensino não só de Astronomia como também de outras áreas do conhecimento.