GARCIA, Danylo Semim
O conceito de espaço em Física Moderna: um estudo a partir de objetos da Cosmologia
Campo Grande/MS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, 2015. 164p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Danylo Semim Garcia).
|
Resumo |
Muitas são as discussões de abordagem dos conteúdos de Física para seu
ensino no nível médio. Neste trabalho, combinaremos tematicamente o estudo de
Física Moderna e Contemporânea e Astronomia para a inserção de conceitos ligados
ao espaço e sua deformação, a expansão do universo e a gravitação. Os trabalhos
foram desenvolvidos, no contraturno, com os alunos da Escola Estadual Maria
Constança Barros Machado. As atividades foram divididas em sete etapas, cada etapa
com dois encontros, em um total de 14 encontros durante o período de dois meses. A
abordagem realizada, em sala de aula, fundamenta-se na perspectiva da teoria
histórico-cultural de Lev S. Vygotsky, e na utilização de modelos representacionais
como instrumentos de ensino para a representação de fenômenos da Física. A
pesquisa é do tipo qualitativa, provocando uma intervenção no ambiente, cujo objetivo
é avaliar as contribuições da sequência de atividade junto aos estudantes pesquisados.
Para isso, será utilizado a Análise de Conteúdo, fundamentada em Laurence Bardin,
com a análise categorial dos discursos coletados através dos questionários entregues
aos estudantes. Assim a pesquisa busca responder quais são as contribuições de uma
sequência de atividades, tendo como tema mediador a Astronomia, que pode auxiliar
na apropriação de conceitos de relatividade geral em Física, colaborando com a
inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea para o ensino médio. Para
responder a esta questão, foi elaborado um módulo de ensino que contempla
atividades práticas, produção de material composto por textos, mapas didáticos,
objetos astronômicos e roteiros para oficinas de ensino de Astronomia. A perspectiva
final desta pesquisa se contempla na produção de recursos de ensino, como produtos
educacionais, que possam ser utilizados em sala de aula e auxiliem no ensino de
conceitos físicos e a inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio.
|
Palavras-chave |
Astronomia, Física Moderna e Contemporânea, Ensino de Física.
|
Abstract |
There are many approach to discussions of Physical contents to his teaching at
the secondary level. In this work, thematically combine the study of Astronomy and FMC
for the integration of concepts related to space and its deformation, the expansion of the
universe and gravitation. The project was developed in counter-period, with students of
the State School Maria Constança Barros Machado. The activities were divided into
seven stages, each stage with two meetings, a total of forteen encounters during the
two months. The approach carried out in the classroom, is based on the perspective of
cultural-historical theory of Lev S. Vygotsky, and the use of representational models as
teaching aids for the representation of phenomena of physics. The research is
qualitative type, causing an intervention in the environment, which aims to assess the
contribution of the activity sequence along the surveyed students. For this, the content
analysis will be used, based on Laurence Bardin, with the categorical analysis of the
statements collected from questionnaires given to students. So the research seeks to
answer what are the contributions of a sequence of activities, with the mediator subject
to Astronomy, which can assist in the appropriation of general relativity concepts in
physics, collaborating with the inclusion of topics of Modern and Contemporary Physics
for High School. To answer this question, we designed a teaching module that includes
hands-on activities, material production composed of texts, educational maps,
astronomical objects and scripts for workshops to astronomy teaching. The final
perspective of this research is contemplated in the production of teaching resources,
such as educational products, which can be used in the classroom and assist in the
teaching of physical concepts and the inclusion of Modern and Contemporary Physics in
High School.
|
Keywords |
Astronomy, Modern and Contemporary Physics, Physics of Science.
|
Nível |
Mestrado
|