BEZERRA, Cleriston da Paz
O ensino aprendizagem da Astronomia a partir dos conhecimentos prévios dos alunos no Fundamental II
Pau dos Ferros/RN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, 2016. 135p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Francisco Ernandes Matos Costa).
|
Resumo |
Pesquisas realizadas no Brasil e no mundo mostram que o Ensino da Astronomia é
uma ferramenta com potencial para melhorar a qualidade do ensino de ciências na
Educação Básica. Este estudo investiga a realidade de ensino aprendizagem de
alunos de comunidades Pesqueiras sobre conceitos de Astronomia a partir de suas
Concepções Alternativas. A metodologia utilizada aqui foi a pesquisa-ação e como
intervenção apresenta-se uma proposta curricular e metodológica, consistente com a
realidade em foco, embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa de D.
Ausubel. A pesquisa foi realizada numa Escola do município de Icapuí no estado do
Ceará e para elaboração da proposta curricular e metodológica foi necessário fazer
uma análise global do ensino de Astronomia na escola. Nesta análise foi confirmada
que o ensino de Astronomia está bastante defasado e que os alunos ao longo dos
anos não evoluem seus conceitos. Nesse sentido foi elaborado um projeto de
intervenção propondo, primeiramente, uma mudança no currículo e posteriormente
uma mudança na postura metodológica dos professores. A intervenção junto aos
professores se deu através de uma formação pedagógica e metodológica de ensino
de ciências, em especial Astronomia. Subsequentemente foi realizada uma
intervenção em sala de aula com o intuito de melhorar a realidade do processo de
ensino aprendizagem. Finalmente, foi aplicado um pós teste aos alunos e verificou-
se que houve avanços significativos na aprendizagem dos alunos. Também
observamos uma nova postura dos professores da escola diante do ensino de
conteúdos de Astronomia, que passaram a utilizar novas metodologias de ensino,
como os Mapas Conceituais.
|
Palavras-chave |
Concepções Alternativas, Ensino de Astronomia, Aprendizagem Significativa.
|
Nível |
Metrado
|