O ensino aprendizagem da Astronomia a partir dos conhecimentos prévios dos alunos no Fundamental II

BEZERRA, Cleriston da Paz
Pau dos Ferros/RN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, 2016. 135p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Francisco Ernandes Matos Costa).

Resumo Pesquisas realizadas no Brasil e no mundo mostram que o Ensino da Astronomia é uma ferramenta com potencial para melhorar a qualidade do ensino de ciências na Educação Básica. Este estudo investiga a realidade de ensino aprendizagem de alunos de comunidades Pesqueiras sobre conceitos de Astronomia a partir de suas Concepções Alternativas. A metodologia utilizada aqui foi a pesquisa-ação e como intervenção apresenta-se uma proposta curricular e metodológica, consistente com a realidade em foco, embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa de D. Ausubel. A pesquisa foi realizada numa Escola do município de Icapuí no estado do Ceará e para elaboração da proposta curricular e metodológica foi necessário fazer uma análise global do ensino de Astronomia na escola. Nesta análise foi confirmada que o ensino de Astronomia está bastante defasado e que os alunos ao longo dos anos não evoluem seus conceitos. Nesse sentido foi elaborado um projeto de intervenção propondo, primeiramente, uma mudança no currículo e posteriormente uma mudança na postura metodológica dos professores. A intervenção junto aos professores se deu através de uma formação pedagógica e metodológica de ensino de ciências, em especial Astronomia. Subsequentemente foi realizada uma intervenção em sala de aula com o intuito de melhorar a realidade do processo de ensino aprendizagem. Finalmente, foi aplicado um pós teste aos alunos e verificou- se que houve avanços significativos na aprendizagem dos alunos. Também observamos uma nova postura dos professores da escola diante do ensino de conteúdos de Astronomia, que passaram a utilizar novas metodologias de ensino, como os Mapas Conceituais.
Palavras-chave Concepções Alternativas, Ensino de Astronomia, Aprendizagem Significativa.
Nível Metrado