GUEDES, Sharon Geneviéve Araujo
O ensino de Astronomia através de jogos e da aprendizagem baseada em equipes no 9º ano do Ensino Fundamental
Bagé/RS, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, 2018. 244p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Guilherme Frederico Marranghello).
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Resumo |
Este trabalho trata de uma intervenção pedagógica em uma turma de 9° ano do Ensino
Fundamental, e visa introduzir o ensino da Astronomia de forma integrada com o ensino da
Física e da Química. Como abordagem do conteúdo utilizamos a Aprendizagem Baseada em
Equipes de Larry K. Michaelsen, uma metodologia ativa que procura alcançar benefícios em
pequenos grupos através do trabalho colaborativo. Reconhecemos na metodologia utilizada,
elementos da Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Lev Vygotsky que justificam o uso de
jogos e de atividades em equipes deste trabalho. Buscando responder nosso objetivo-problema:
Sob quais aspectos uma intervenção pedagógica baseada no TBL com jogos educacionais em
suas tarefas propicia a integração e o aprendizado dos conteúdos de Física e de Química com a
temática da Astronomia? desenvolvemos uma Sequência Didática, onde os alunos foram
apresentados a cinco jogos educativos: o primeiro intitulado de Jogo das Revoluções aborda o
conteúdo da História da Astronomia e busca mostrar ao aluno como ocorreu a evolução dessa
ciência através da epistemologia de Thomas S. Kuhn; o segundo jogo intitulado Guerra nas
Estrelas os alunos, através de cartas, comparam características de estrelas como a sua
magnitude, massa, raio, luminosidade, temperatura e distância da Terra; o terceiro jogo
intitulado A Conquista do Espaço, aborda o conteúdo sobre a origem dos elementos químicos,
usando como tabuleiro uma tabela periódica astronômica, em que as equipes conquistam os
elementos químicos oriundos de um mesmo tipo de processo de nucleossíntese; o quarto jogo
intitulado 1 contra 5, aborda os conteúdos sobre luz, ondas, cor e espectroscopia, onde as
equipes respondem perguntas realizadas pelas 5 equipes adversárias; no quinto jogo intitulado
Detetive dos Elementos Químicos as equipes através de cartas-pistas identificam qual elemento
químico se trata e o localizam na posição correta da tabela periódica de espectros. O
desempenho da turma foi analisado quantitativamente pelo Ganho de Hake e pelo teste t de
Student, em que obtemos um ganho de 83% e nos permitiu concluir que a probabilidade de que
a diferença média entre o pós-teste e o pré-teste tenha ocorrido por acaso é menor que 1%. Ao
analisarmos o desempenho da turma de forma qualitativa através dos diários de bordo das
equipes e da professora percebemos que realmente ocorreu um grande aprendizado. Também
foram utilizadas as redações dos alunos analisadas através do Discurso do Sujeito Coletivo,
onde evidenciamos que os alunos conseguiram relacionar a Astronomia com os conteúdos
explorados de Física e de Química.
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Palavras-chave |
Ensino de astronomia, Ensino de física, Ensino de química, Jogos educativos, Aprendizagem baseada em equipes.
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Abstract |
This work deals with a pedagogical intervention in a class of 9th grade elementary school, and
aims to introduce the teaching of Astronomy in an integrated way with the teaching of Physics
and Chemistry. As a content approach we use Team-Based Learning by Larry K. Michaelsen,
an active methodology that seeks to achieve benefits in small groups through collaborative
work. We recognize in the methodology used elements of Lev Vygotsky's Theory of Cognitive
Development that justify the use of games and activities in teams of this work. Seeking to
answer our problem-objective: Under what aspects does a pedagogical intervention based on
TBL with educational games in its tasks propitiate the integration and learning of the contents
of Physics and Chemistry with the thematic of Astronomy? we developed a Didactic Sequence,
where students were presented to five educational games: the first titled Game of Revolutions
addresses the content of Astronomy History and seeks to show the student how the evolution
of this science occurred through the epistemology of Thomas S. Kuhn; the second game titled
Star Wars students, through letters, compare features of stars as their magnitude, mass, radius,
luminosity, temperature and distance from the Earth; the third game entitled The Conquest of
Space, addresses the content about the origin of the chemical elements, using as a board an
astronomical periodic table, in which the teams conquer the chemical elements coming from
the same type of process of nucleosynthesis; the fourth game titled 1 against 5, deals with the
contents about light, waves, color and spectroscopy, where the teams answer questions asked
by the 5 opposing teams; in the fifth game titled Detective of Chemical Elements, teams through
letter-tracks identify which chemical element is treated and locate it in the correct position of
the periodic table of spectra. Class performance was quantitatively analyzed by the Hake Gain
and Student's t-test, where we obtained a gain of 83% and allowed us to conclude that the
probability that the mean difference between the post-test and the pre-test has occurred by
chance is less than 1%. By analyzing the performance of the class in a qualitative way through
the logbooks of the teams and the teacher we realized that a great learning really took place.
We also used the essays of the students analyzed through the Discourse of the Collective
Subject, where we showed that the students were able to relate Astronomy to the explored
contents of Physics and Chemistry.
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Keywords |
Teaching of astronomy, Physics teaching, Chemistry teaching, Educational games, Team based learning.
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Nível |
Mestrado
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