O ensino de Astronomia como facilitador nos processos de ensino e aprendizagem

DAMASCENO, Julio Cesar Gonçalves
O ensino de Astronomia como facilitador nos processos de ensino e aprendizagem
Rio Grande/RS, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, 2016. 141p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Luiz Fernando Mackedanz).

Resumo Neste trabalho, buscamos apresentar a Astronomia como tema motivador para o ensino de Física e Ciências, assim se configurando em um facilitador nos processos de ensino/aprendizagem. Ao elencar alguns dos problemas enfrentados pelos professores, principalmente os de ciências, durante a sua prática pedagógica, percebemos a necessidade de inovação nas atividades, tirando lugares comuns do currículo tradicional e apresentando os conteúdos de Física a partir de uma nova abordagem. Esta inovação é apresentada, através de algumas possibilidades de modificarmos o quadro verificado durante a pesquisa. Entendemos que a Astronomia possui um caráter motivacional e também possibilita inovações nas práticas de ensino. Esta motivação para estudar Ciências é importante para criar um ambiente agradável para o desenvolvimento da aprendizagem. É neste sentido que entendemos inovação, não apenas nos aspectos tecnológicos, mas também na inserção de novas práticas pedagógicas, mesmo sob mídias tradicionais (quadro e giz, por exemplo). Nossa proposta de trabalho constituiu- se da construção de objetos de aprendizagens e sua posterior aplicação junto aos alunos do Clube de Astronomia do Colégio Municipal Pelotense, buscou aproveitar estes aspectos motivacionais para facilitar o processo de aprendizagem. Este material está disponibilizado na forma de texto, com a inclusão de sugestões de vídeos e simuladores que abordam algum tema trabalhado, pois entendemos que os recursos tecnológicos disponíveis devem ser aproveitados como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem. A aplicação mostrou que esta abordagem traz ganhos significativos no desenvolvimento dos estudantes. Apesar de não caracterizarem-se como potencialmente significativas, estas unidades de ensino podem ser encaradas como facilitadoras neste processo.
Palavras-chave Ensino de Física, Temas Estruturadores, Ensino de Ciências.
Abstract In the present work, we present astronomy as a motivating theme for the teaching of physics and science, thus setting a facilitator in the teaching/learning processes. Listing some of the problems faced by teachers, especially science, during their practice, we realize the need for innovation in activities, taking commonplaces of traditional curriculum and presenting the contents of physics from a new approach. This innovation is presented through some possibilities for changing the picture found during the search. We understand that astronomy has a motivational character and also it allows innovations in teaching practices. This motivation to study science is important to create a pleasant environment for the development of learning. It is in this sense that we understand innovation, not just technical aspects but also the introduction of new teaching practices, even in traditional media (blackboard and chalk, for example). Our work proposal is to build learning objects and their subsequent application to the students of the Colégio Municipal Pelotense's Astronomy Club, sought to take advantage of these motivational aspects to facilitate the learning process. This material is available in the form of text, with the inclusion of suggestions of videos and simulators that address some theme worked, because we believe that the technological resources available should be used as tools in teaching and learning processes. The application has shown that this approach brings significant improvements in the development of students. Despite not being characterized as potentially significant, these teaching units can be seen as facilitators in this process.
Keywords Physics Teaching, Structuring Issues, Science Teaching.