O ensino de Astronomia em uma vertente investigativa a partir de histórias problematizadoras: o que emerge da fala de professores após experiência em sala de aula

FERNANDES, Telma Cristina Dias
Uberlândia/MG, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2013. 290p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Daniel Longhini).

Resumo A presente pesquisa investiga o uso de um recurso pedagógico intitulado de “histórias problematizadoras” (HP). As HP são textos curtos que apresentam uma situação hipotética e que conduzem o leitor a um problema. A partir da aplicação das HP, totalizando um conjunto de sete, todas voltadas para temas de Astronomia, a pesquisa apresentou a seguinte questão central: “qual a compreensão que emerge da fala de um grupo de professores, participantes de um curso de formação continuada, a respeito do emprego de Histórias Problematizadoras para o ensino de Astronomia, após sua implementação em sala de aula?”. O objetivo foi pesquisar a viabilidade do uso desse recurso pedagógico (HP) na Educação em Astronomia. Os dados foram obtidos a partir de um curso de formação continuada de professores, realizado durante o ano de 2011, com encontros mensais e de duração de quatro horas cada. Eles foram analisados com base nos seguintes eixos: avaliação e uso dos textos das HP; avaliação e uso dos recursos materiais com os alunos; avaliação e compreensão do papel do aluno na implementação das atividades; avaliação e compreensão do papel do professor na implementação das atividades e avaliação e compreensão da interferência das condições de infraestrutura escolar na implementação das atividades. Os resultados revelaram que os professores participantes, de modo geral, mostraram-se favoráveis à proposta de trabalho. Aprovaram o uso das HP e todo o seu escopo: a metodologia, a concepção e os materiais. No entanto, o fizeram com ressalvas, pois, em muitos de seus depoimentos, verificou-se a referência destes professores a fatores limitadores, dentre os quais: a própria formação inicial, na qual eles revelaram conter lacunas, no que concerne aos temas estudados, e à necessidade de mais tempo do que lhes fora oferecido para a preparação e realização das atividades. Assim, entendemos que a utilização adequada dos recursos materiais que acompanham as HP pode ser de fundamental importância para potencializar e possibilitar o desenvolvimento das atividades de ensino. Logo, a partir do estudo dos depoimentos dos professores e das etapas de realização desta pesquisa, concluímos, uma vez realizados os ajustes necessários, pela viabilidade e relevância do uso das HP como ferramenta para do Ensino de Astronomia.
Palavras-chave Educação, Ensino de astronomia, Histórias problematizadoras, Ensino por investigação