LOPES, Kamilla Ventura da Silva
O ensino de Astronomia na formação de professores de Física
São Cristóvão/SE, Universidade Federal de Sergipe, UFS, 2017. 89p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Divanízia do Nascimento Souza).
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Resumo |
A educação em Astronomia ainda é pouco vivenciada no Brasil. Os cursos de
licenciatura em Física que, em princípio, deveriam também contemplar conteúdos ligados à
Astronomia, pouco abordam sobre essa ciência em disciplinas obrigatórias. Em alguns cursos,
temas claramente relacionados à Astronomia são parte do conteúdo de disciplinas optativas,
embora se observe um crescente interesse por investigações sobre o tema em estudos em pós-
graduação. Considerando que conhecimentos sobre Astronomia também podem ser abordados
nas licenciaturas em Física em atividades que não sejam disciplinas, buscamos desenvolver
uma oficina didática sobre conteúdos de Astronomia tendo como participantes alunos
bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Física na
Universidade Federal de Tocantins, Campus Araguaína. As atividades desenvolvidas com os
alunos foram planejadas no formato de oficina, devidamente precedidas de levantamento
bibliográfico. Através da utilização de questionários, jogos, experimentos, telescópio para
observação noturna, buscamos motivar os estudantes para a discussão sobre conteúdos de
Astronomia, considerando-se a interligação dessa ciência ao cotidiano, no intuito de promover
o desenvolvimento de competências e habilidades descritas nos Parâmetros Curriculares
Nacionais do Ensino Fundamental. Após a realização dessas atividades, inferimos que a
oficina foi efetiva em despertar o interesse dos alunos para a discussão sobre conceitos da
Astronomia e sobre a importância dos conhecimentos dessa ciência para a formação do
professor de Física. Chegamos à conclusão que esse tipo de atividade contribui para
minimizar as lacunas na formação inicial do professor de Física com relação a conhecimentos
básicos sobre Astronomia.
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Palavras-chave |
Ensino de Astronomia; processo de ensino e aprendizagem; formação de professores.
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Abstract |
Education in Astronomy is still little experienced in Brazil. The degree courses in
Physics that, in principle, should also contemplate Astronomy-related contents, do not deal
with this science in compulsory courses. In some lessons, subjects clearly related to
Astronomy are part of the content of elective academic disciplines, although there is a
growing interest in investigations on the subject in postgraduate studies. Considering that
knowledge about Astronomy can also be explored in Physics, as additional activities, we had
the interest to develop a didactic workshop on Astronomy-related topics, oriented to some
ungraduated students of the Institutional Program of Initiation to Teaching (PIBID) of Physics
in the Federal University of Tocantins, at the Araguaína Campus. The activities developed
with the students were planned in workshop format, duly preceded by a bibliographical
survey. Through the use of questionnaires, games, experiments, telescope for night
observation, we seek to motivate students to discuss Astronomy contents, considering the
interconnection of this science to daily life, in order to promote the development of skills and
abilities described in the Brazilian Curricular Parameters of Elementary School. After the
realization of these activities, we inferred that the workshop was effective in arousing
students' interest to discussion of concepts on Astronomy and on the importance of the
knowledge of this science for the formation of the Physics teacher. We conclude that this type
of activity contributes to minimizing the gaps in the initial formation of the physics teacher in
relation to basic knowledge about Astronomy.
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Keywords |
Astronomy teaching; Teaching and learning process; teacher training.
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Nível |
Mestrado
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