O ensino de Astronomia na formação de professores de Física

LOPES, Kamilla Ventura da Silva
O ensino de Astronomia na formação de professores de Física
São Cristóvão/SE, Universidade Federal de Sergipe, UFS, 2017. 89p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Divanízia do Nascimento Souza).

Resumo A educação em Astronomia ainda é pouco vivenciada no Brasil. Os cursos de licenciatura em Física que, em princípio, deveriam também contemplar conteúdos ligados à Astronomia, pouco abordam sobre essa ciência em disciplinas obrigatórias. Em alguns cursos, temas claramente relacionados à Astronomia são parte do conteúdo de disciplinas optativas, embora se observe um crescente interesse por investigações sobre o tema em estudos em pós- graduação. Considerando que conhecimentos sobre Astronomia também podem ser abordados nas licenciaturas em Física em atividades que não sejam disciplinas, buscamos desenvolver uma oficina didática sobre conteúdos de Astronomia tendo como participantes alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Física na Universidade Federal de Tocantins, Campus Araguaína. As atividades desenvolvidas com os alunos foram planejadas no formato de oficina, devidamente precedidas de levantamento bibliográfico. Através da utilização de questionários, jogos, experimentos, telescópio para observação noturna, buscamos motivar os estudantes para a discussão sobre conteúdos de Astronomia, considerando-se a interligação dessa ciência ao cotidiano, no intuito de promover o desenvolvimento de competências e habilidades descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Após a realização dessas atividades, inferimos que a oficina foi efetiva em despertar o interesse dos alunos para a discussão sobre conceitos da Astronomia e sobre a importância dos conhecimentos dessa ciência para a formação do professor de Física. Chegamos à conclusão que esse tipo de atividade contribui para minimizar as lacunas na formação inicial do professor de Física com relação a conhecimentos básicos sobre Astronomia.
Palavras-chave Ensino de Astronomia; processo de ensino e aprendizagem; formação de professores.
Abstract Education in Astronomy is still little experienced in Brazil. The degree courses in Physics that, in principle, should also contemplate Astronomy-related contents, do not deal with this science in compulsory courses. In some lessons, subjects clearly related to Astronomy are part of the content of elective academic disciplines, although there is a growing interest in investigations on the subject in postgraduate studies. Considering that knowledge about Astronomy can also be explored in Physics, as additional activities, we had the interest to develop a didactic workshop on Astronomy-related topics, oriented to some ungraduated students of the Institutional Program of Initiation to Teaching (PIBID) of Physics in the Federal University of Tocantins, at the Araguaína Campus. The activities developed with the students were planned in workshop format, duly preceded by a bibliographical survey. Through the use of questionnaires, games, experiments, telescope for night observation, we seek to motivate students to discuss Astronomy contents, considering the interconnection of this science to daily life, in order to promote the development of skills and abilities described in the Brazilian Curricular Parameters of Elementary School. After the realization of these activities, we inferred that the workshop was effective in arousing students' interest to discussion of concepts on Astronomy and on the importance of the knowledge of this science for the formation of the Physics teacher. We conclude that this type of activity contributes to minimizing the gaps in the initial formation of the physics teacher in relation to basic knowledge about Astronomy.
Keywords Astronomy teaching; Teaching and learning process; teacher training.