O ensino de Astronomia na formação inicial de professores do Ensino Fundamental : uma análise de conteúdo das Teses e Dissertações do Banco de Teses e Dissertações da CAPES.

OLIVEIRA, Marcio Aparecido de
Santo André/SP, Universidade Federal do ABC, UFABC, 2018. 105p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Evonir Albrecht).

Resumo Diversas culturas ao longo da história têm buscado no céu as respostas para fenômenos naturais na Terra, tentando entender os fenômenos astronômicos e buscando no céu uma explicação para as suas próprias origens. A área da Astronomia tem nos possibilitado o desenvolvimento científico e tecnológico por meio dos conhecimentos da Física, Matemática, Química, Computação, entre outras áreas e que teve como produto pesquisas na área da Mecânica, Óptica, Física de partículas, Termodinâmica, Biologia, Resistência dos materiais e grande parte desse desenvolvimento estão a serviço da sociedade. Esse trabalho nasce na busca por respostas e de justificativas para o tema Astronomia fazer parte da Formação Inicial de Professores do Ensino Fundamental por ser um dos temas que acompanham a humanidade desde que o Homem passou a ter consciência de sua própria existência e do mundo ao seu redor. A pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento das teses e dissertações que tratam dos temas relacionados ao Ensino de Astronomia na Formação Inicial de Professores do Ensino Fundamental contidas em todo o Banco de Metadados da CAPES até o ano de 2017 pretendendo responder a uma questão: O que apresentam as teses e dissertações sobre o Ensino de Astronomia quanto a necessidade do ensino deste tema na Formação de Professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental?. Para a realização desta pesquisa de abordagem qualitativa e no campo do estado do conhecimento utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2016). Foi criado um banco de dados próprio a partir dos dados coletados no Banco de Metadados da CAPES até o ano de 2017. Foram realizadas consultas nos títulos da Teses e Dissertações a partir de um conjunto de 38 palavras relacionadas a Astronomia, foi constatado que no banco de dados com um de total de 1.041.326 trabalhos coletados do Banco de Teses e Dissertações da CAPES, 4.959 trabalhos fazem alguma referência a Astronomia em seus títulos, dentro desse conjunto 346 trabalhos são relacionados à Educação e ao Ensino sendo que 50 trabalhos são direcionados à temática da Formação de Professores onde foram identificados nove trabalhos voltados à Formação Inicial de Professores do Ensino Fundamental. É possível afirmar a partir da análise desses dados que a produção acadêmica na área vem aumentando, nos anos de 2004, 2008, 2010, 2013 e 2014 foram encontrados um trabalho por ano, dois trabalhos no ano 2016 e dois em 2017. Apesar dos dados analisados indicarem um crescimento nas pesquisas, as análises mostraram que persistem os mesmos resultados: a falta ou a insuficiência de temas relacionados a Astronomia na Formação Inicial de Professores do Ensino Fundamental.
Palavras-chave Astronomia, Formação de professores, Ensino de Astronomia
Abstract Various cultures throughout history have sought in heaven the answers to natural phenomena on Earth, trying to understand the astronomical phenomena and seeking in heaven an explanation for their own origins. The area of Astronomy has made possible the scientific and technological development through the knowledge of Physics, Mathematics, Chemistry, Computing, among other areas and that has as researches in the area of Mechanics, Optics, Particle Physics, Thermodynamics, Biology, Resistance of materials and much of this development are at the service of society.This work is born in the search for answers and justifications for the theme Astronomy to be part of the Initial Formation of Teachers of Elementary School for being one of the themes that accompany humanity since Man became aware of his own existence and the world to his around.The research had as objective to carry out a survey of the theses and dissertations that deal with the subjects related to the Teaching of Astronomy in the Initial Formation of Teachers of Elementary School contained in all the Bank of Metadata of CAPES until the year of 2017 intending to answer a question: What do the theses and dissertations about the Teaching of Astronomy present about the need to teach this topic in Teacher Education in the Beginning and End of Primary Education?. For the accomplishment of this research of qualitative approach and in the field of the state of the knowledge the methodology of content analysis of Bardin (2016) was used. Its own database was created from the data collected in the CAPES Metadata Bank until 2017. There were consultations in the titles of Theses and Dissertations from a set of 38 words related to Astronomy, it was found that in the database with a total of 1,041,326 works collected from the Bank of Thesis and Dissertations of CAPES, 4,959 works do some reference to Astronomy in its titles, within this group 346 works are related to Education and Teaching, and 50 works are directed to the theme of Teacher Training, where nine works were focused on the Initial Formation of Teachers of Primary Education. It is possible to affirm from the analysis of these data that the academic production in the area is increasing, in the years of 2004, 2008, 2010, 2013 and 2014 were found one work per year, two works in the year 2016 and two in 2017. Despite the data analyzed indicate a growth in the researches, the analyzes showed that the same results persist: the lack or the insufficiency of subjects related to Astronomy in the Initial Formation of Teachers of Elementary School.
Keywords Astronomy, Teacher Training, Teaching Astronomy