O ensino de astronomia no ensino fundamental: percepção e saberes docentes para a formação de professores

BUFFON, Alessandra Daniela
Maringá/PR, Universidade Estadual de Maringá, UEM, 2016. 147p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Cesar Danhoni Neves).

Resumo A pesquisa tem como ponto central compreender o grau de importância que os professores atribuem ao Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental, assim como, entender os saberes docentes necessários que permitem o enfrentamento dos desafios do cotidiano escolar/acadêmico. Desse modo, estabelecem-se como problemas, inquietudes como: "Qual a importância da Astronomia no Ensino?" e "O que é necessário fazer para ampliar a Astronomia na sala de aula?". Tais questionamentos tentam ser correspondidos por meio da detecção da importância e pela compreensão dos Saberes docentes necessários, o que por sua vez, possivelmente permitira ampliar o Ensino de Astronomia em sala de aula. Para responder esses questionamentos, os interlocutores da pesquisa são docentes da disciplina de Ciências (Brasil) / Físico-química (Portugal) e pesquisadores da área de formação de professores do Ensino de Astronomia do Brasil e de Portugal. A metodologia utilizada para coleta e análise de dados rege os princípios fenomenológicos, uma vez que as histórias de vida e formação se constituem como uma abordagem das metodologias hermenêuticas de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de discursos, gravados em vídeo. As análises dos dados obtidos foram divididas em categorias para que o fenômeno pudesse ser identificado. O presente estudo pretende apontar a necessidade de uma reflexão sobre a relação entre a formação docente e o Ensino de Astronomia, dialogando com Langhi e Nardi (2012); Tardif (2007); entre outros. Como resultado, percebe-se que a importância da Astronomia para o ensino é estabelecida por cinco aspectos: os conteúdos relacionados ao tema; a curiosidade; o gosto do aluno; o interesse pela Ciência; e as questões culturais. Para ampliar a Astronomia em sala de aula, é necessário dar atenção também para cinco apontamentos: os relatos de experiência; o aperfeiçoamento e a formação docente; os recursos didáticos; a ampliação de tempo; e as atividades experimentais e extracurriculares. Conclui-se que, para conquistar um ensino de qualidade para os estudantes, e preciso dar voz aos professores que enfrentam os desafios de introduzir a Astronomia diariamente nas escolas, contrapondo seus discursos com os pesquisadores dessa área, estreitando a relação entre universidades e escolas, a fim de oportunizar formações continuadas voltadas as necessidades emergentes dos docentes.
Arquivo PDF document 2016_BUFFON_D_UEM.pdf — Documento PDF, 1.85 MB