O ensino de conceitos relacionados com a Terra no espaço, nas séries iniciais do ensino fundamental: elementos para reflexão em torno da formação docente

BERALDO, Tânia Maria Lima
Cuiabá/MT, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Educação, 1998. 189p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sérgio Roberto de Paulo).

Resumo Refere-se a um estudo realizado em duas escola públicas de Cuiabá, durante o ano de 1996, tem por objetivo conhecer as concepções e práticas pedagógicas especificamente no que se refere ao ensino de conceitos relacionados com a Terra, nas séries iniciais do ensino fundamental. O objetivo pauta - se na necessidade de melhor compreender o trabalho pedagógico realizado nas referidas séries, uma vez que as atividades na UFMT estão diretamente relacionadas com tal trabalho. Os dados deste estudo levam ao entendimento de que as professoras ensinam conceitos relacionados com a Terra no espaço, por razões pouco claras e com métodos inspirados predominantemente em livros didáticos de ciências, os quais traduzem a compreensão de aprendizagem como simples transmissão de conhecimentos. O exame das concepções que as professoras apresentam sobre a Terra enquanto um corpo cósmico, sobre os fenômenos dias/noites e estações do ano, revela que as concepções das mesmas são bem próximas das concepções infantis, também examinadas neste estudo. Leva a perceber que as professoras não incorporam os conceitos que elas mesmas veiculam em sala de aula, ainda que venham repetindo tais conceitos por vários anos. Assim como seus alunos/as também não incorporam estes conceitos. Concluí-se que um dos fatores que tem influenciado na descaracterização do trabalho pedagógico realizado pelas professoras, é o fato de que elas não se sentem no direito de conceber seus próprios projetos de ensino. Entende-se que a cisão entre concepção e execução na escola, carece de mais atenção por parte daqueles que atuam em cursos de formação docente.
Arquivo PDF document 1998_BERALDO_D_UFMT.pdf — Documento PDF, 11.64 MB