COSTA, Cristiane Machado da
O ensino de conteúdos sobre o sistema solar com aporte na aprendizagem baseada em equipes e em jogos pedagógicos
Bagé/RS, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, 2018. 143p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Guilherme Frederico Marranghello).
|
Resumo |
Este trabalho trata de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, baseada em
uma sequência didática que busca introduzir jogos pedagógicos como ferramenta
para auxiliar no ensino de Astronomia, com ênfase no Sistema Solar, baseando-se
no método ativo Aprendizagem Baseada em Equipes. A intervenção pedagógica foi
realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Bagé, Rio
Grande do Sul, com alunos do sexto ano do ensino fundamental, tendo como
produto educacional uma sequência didática contendo três jogos pedagógicos. O
primeiro jogo consiste em um tabuleiro onde os alunos percorrem uma trilha
recebendo informações sobre a História da Astronomia, com o objetivo de motivar a
aprendizagem e introduzir os jogos como um recurso pedagógico. O segundo jogo, é
de perguntas e respostas, proporcionando a experimentação de realizar trabalhos
em equipes durante as aulas de ciências, planejadas para o ensino de Astronomia,
em que foram trabalhados conceitos básicos de Astronomia. O terceiro consiste em
um jogo de tabuleiro, objetivando verificar os conhecimentos adquiridos ao longo do
processo de implementação da sequência didática, sobre a estrutura e
características do Sistema Solar. A fim de verificar a eficácia da proposta, as
atividades desenvolvidas foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa. O
método do ganho na aprendizagem foi utilizado para uma análise quantitativa dos
dados. Para isso foram utilizados pré e pós-testes em relação ao conteúdo sobre o
Sistema Solar. Como resultado identificamos um ganho na aprendizagem de 76%. A
produção educacional deste trabalho se constitui num material de apoio, contendo
roteiro de aulas, atividades práticas e experimentais, três jogos pedagógicos que
podem servir de apoio para professores de Ciências do Ensino Fundamental para
ministrar aulas sobre o Sistema Solar.
|
Palavras-chave |
Astronomia, Sistema solar, Jogos, Aprendizagem baseada em equipes.
|
Abstract |
This work deals with a research of the type pedagogical intervention, based on a
didactic sequence that seeks to introduce pedagogical games as a tool to assist in
the teaching-learning process of Astronomy, with emphasis on the Solar System,
based on the active method Team-Based Learning. The pedagogical intervention
was carried out in a Municipal School of Primary Education in the city of Bagé, Rio
Grande do Sul, with sixth year students of elementary school, having as educational
product a didactic sequence containing three pedagogical games. The first game
consists of a board where students traverse a trail receiving information about the
History of Astronomy, with the purpose of motivating learning and introducing the
games as a pedagogical resource in the teaching-learning process. The second
game is a question and answer, providing the experimentation of doing work in teams
during the science classes, planned for the teaching of Astronomy, where they
worked on basic concepts of Astronomy. The third consists of a board game, aiming
to verify the knowledge acquired during the process of implementation of the didactic
sequence, about the structure and characteristics of the Solar System. In order to
verify the effectiveness of the proposal, the activities developed were analyzed
qualitatively and quantitatively. The learning gain method was used for a quantitative
analysis of the data. For this, pre and post-tests were used in relation to the content
on the Solar System. As a result, we identified a learning gain of 76%. The
educational production of this work is a support material, containing a series of
lessons, practical and experimental activities, three pedagogical games that can be
used as support for teachers of basic science to teach classes about the solar
system.
|
Keywords |
Astronomy, Solar system, Games, Team-based learning.
|
Nível |
Mestrado
|