O ensino de conteúdos sobre o sistema solar com aporte na aprendizagem baseada em equipes e em jogos pedagógicos

COSTA, Cristiane Machado da
Bagé/RS, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, 2018. 143p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Guilherme Frederico Marranghello).

Resumo Este trabalho trata de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, baseada em uma sequência didática que busca introduzir jogos pedagógicos como ferramenta para auxiliar no ensino de Astronomia, com ênfase no Sistema Solar, baseando-se no método ativo Aprendizagem Baseada em Equipes. A intervenção pedagógica foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Bagé, Rio Grande do Sul, com alunos do sexto ano do ensino fundamental, tendo como produto educacional uma sequência didática contendo três jogos pedagógicos. O primeiro jogo consiste em um tabuleiro onde os alunos percorrem uma trilha recebendo informações sobre a História da Astronomia, com o objetivo de motivar a aprendizagem e introduzir os jogos como um recurso pedagógico. O segundo jogo, é de perguntas e respostas, proporcionando a experimentação de realizar trabalhos em equipes durante as aulas de ciências, planejadas para o ensino de Astronomia, em que foram trabalhados conceitos básicos de Astronomia. O terceiro consiste em um jogo de tabuleiro, objetivando verificar os conhecimentos adquiridos ao longo do processo de implementação da sequência didática, sobre a estrutura e características do Sistema Solar. A fim de verificar a eficácia da proposta, as atividades desenvolvidas foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa. O método do ganho na aprendizagem foi utilizado para uma análise quantitativa dos dados. Para isso foram utilizados pré e pós-testes em relação ao conteúdo sobre o Sistema Solar. Como resultado identificamos um ganho na aprendizagem de 76%. A produção educacional deste trabalho se constitui num material de apoio, contendo roteiro de aulas, atividades práticas e experimentais, três jogos pedagógicos que podem servir de apoio para professores de Ciências do Ensino Fundamental para ministrar aulas sobre o Sistema Solar.
Palavras-chave Astronomia, Sistema solar, Jogos, Aprendizagem baseada em equipes.
Abstract This work deals with a research of the type pedagogical intervention, based on a didactic sequence that seeks to introduce pedagogical games as a tool to assist in the teaching-learning process of Astronomy, with emphasis on the Solar System, based on the active method Team-Based Learning. The pedagogical intervention was carried out in a Municipal School of Primary Education in the city of Bagé, Rio Grande do Sul, with sixth year students of elementary school, having as educational product a didactic sequence containing three pedagogical games. The first game consists of a board where students traverse a trail receiving information about the History of Astronomy, with the purpose of motivating learning and introducing the games as a pedagogical resource in the teaching-learning process. The second game is a question and answer, providing the experimentation of doing work in teams during the science classes, planned for the teaching of Astronomy, where they worked on basic concepts of Astronomy. The third consists of a board game, aiming to verify the knowledge acquired during the process of implementation of the didactic sequence, about the structure and characteristics of the Solar System. In order to verify the effectiveness of the proposal, the activities developed were analyzed qualitatively and quantitatively. The learning gain method was used for a quantitative analysis of the data. For this, pre and post-tests were used in relation to the content on the Solar System. As a result, we identified a learning gain of 76%. The educational production of this work is a support material, containing a series of lessons, practical and experimental activities, three pedagogical games that can be used as support for teachers of basic science to teach classes about the solar system.
Keywords Astronomy, Solar system, Games, Team-based learning.