O ensino de Física à Luz da Astronomia: uma prática pedagógica investigativa e experimental

SANTOS, Ederson José Anunciação Ferreira dos
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2017. 131p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Germano Pinto Guedes; Marildo Geraldête Pereira.).

Resumo Esta dissertação é resultado de um trabalho de pesquisa que visa analisar estratégias de ensino de Física que utiliza a Astronomia como agente motivacional para seu aprendizado, estabelecendo uma relação de transversalidade entre a Física e a Astronomia. As metodologias de ensino contemplaram estratégias de ensino por investigação científica, por observação e por atividades práticas experimentais, e foram executadas em uma escola de ensino médio na cidade de Salvador-Bahia nos anos de 2015 e 2016. Para a atividade de investigação científica foi proposta a construção de um radiotelescópio para fins didáticos para captar e registrar as ondas de rádio emitidas pelo Sol. Outra atividade proposta aos estudantes foi observar as distintas fases da Lua para, em seguida, confeccionar modelos constituídos a partir de materiais de baixo custo que simulassem as fases da Lua como observadas e um aparato que permita analisar espectros de luz através do espectroscópio. Todo o trabalho de pesquisa foi embasado nos princípios teóricos de John Dewey, que preconizava uma aprendizagem participativa, onde as ideias devem ser compartilhadas – o que só é possível quando não há barreira para livre expressão do pensamento -, e na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, segundo o qual para ter significado é necessário que o novo conhecimento tenha conexão com o que o estudante já conhece. A metodologia de pesquisa tem tratamento qualitativo descritivo e o autor interveio diretamente no processo de pesquisa. Nesse trabalho, também são realizadas inserções de análises exploratórias sobre a História do Ensino de Astronomia no Brasil e do ensino e aprendizagem de Ciências na perspectiva da investigação e da experimentação dos pontos de vistas de autores como Antoni Zabala, Gil Perez e outros. As práticas de ensino de Física associadas às atividades experimentais e integradas a temas que suscitam notável curiosidade, como a Astronomia, contribuíram para o aumento do interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Como produto do trabalho edificado, temos como produção final a elaboração de um manual prático contendo os experimentos desenvolvidos, nos quais serão compartilhados os métodos e procedimentos empregados.
Palavras-chave Ensino-aprendizagem, Física, Atividades experimentais, Astronomia, Transversalidade.