O ensino de Física sob a ótica dos fenômenos solares

SILVA, Sebastião Fábio Pitombeira
O ensino de Física sob a ótica dos fenômenos solares
Quixadá/CE, Universidade Estadual do Ceará, UECE, 2016. 160p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Célio Rodrigues Muniz).

Resumo O cenário mundial atual está decorado pelo avanço das tecnologias que permeou todos os setores da sociedade, sobretudo o da educação. O sistema educacional precisou abrir as portas para novas formas de ensinar, incluindo as novas Tecnologias de Informação e Comunicação e os diversos utensílios experimentais. Essas novas ferramentas, carregadas de potencial pedagógico, podem ser usadas a favor da aprendizagem do aluno do ensino médio, o qual já detém uma estrutura cognitiva formada por subsunçores adquiridos ao longo de sua vida escolar. Acreditando nesse potencial, esse trabalho vem relatar a criação e a aplicação de um produto educacional na forma de um Kit Física Solar, cujo conteúdo aborda conceitos de Física no ensino médio sob a ótica dos fenômenos solares. Esse Kit contém manual do professor, testes lúdicos, apresentações em slides dinâmicos e atividades práticas. Esses componentes estão relacionados ao ensino de Termodinâmica, Óptica, Eletromagnetismo e Física Moderna, e aborda o Sol como tema centralizador, visto que essa estrela é um elemento presente no cotidiano da vida na Terra. Um blog disponibiliza o conteúdo do Kit para downloads, como também abre espaços ao usuário para críticas e sugestões. Concomitantemente à montagem do Kit Física Solar, selecionou-se uma turma de 1o ano do ensino regular na qual foi aplicado o questionário de pesquisa. Um grupo de professores de Física também foi pesquisado para levantamento de dados. Porém, um novo público alvo foi selecionado em função de fatores externos, como Portarias do governo do Estado do Ceará e estado de greve dos professores da rede estadual de ensino. Após a montagem, o Kit Física Solar foi aplicado a essa nova turma, de dezesseis alunos inscritos, em escola de ensino médio de regime semipresencial. Para isso, foi organizado o minicurso A Física sob a Ótica dos Fenômenos Solares estruturado em três encontros, que foram aplicados pré-teste e pós-teste, expostos os slides dinâmicos e realizadas as atividades práticas. Os resultados da aplicação do Kit Física Solar mostraram uma melhoria na aprendizagem e permitiram uma análise corretora do processo metodológico para próximas aplicações.
Palavras-chave Tecnologias, Educação, Sol, Física
Abstract The current world scenario is decorated by the advancement of technologies that permeated all sectors of society, especially education. The educational system needed to open the door to new ways of teaching, including the new Information and Communication Technologies and the various experimental tools. These new tools, loaded with pedagogical potential, can be used in favor of the learning of the high school student, who already has a cognitive structure formed by subsumes acquired throughout his school life. Believing in this potential, this work reports the creation and application of an educational product in the form of a Solar Physics Kit, whose content approaches concepts of Physics in high school from the perspective of solar phenomena. This Kit contains teacher's manual, play tests, dynamic slide presentations and hands-on activities. These components are related to the teaching of Thermodynamics, Optics, Electromagnetism and Modern Physics, and approaches the Sun as a centralizing theme, since this star is an element present in the daily life of life on Earth. A blog provides the content of the Kit for downloads, as well as open spaces for the user for criticism and suggestions. Concomitantly with the assembly of the Solar Physics Kit, we selected a class of 1 st year of regular education in which the research questionnaire was applied. A group of physics teachers has also been surveyed for data collection. However, a new target audience was selected based on external factors, such as the State Government of Ceará and state strike status of teachers in the state education system. After the assembly, the Solar Physics Kit was applied to this new class of sixteen students enrolled in a semi-private high school. For that, the mini-course The Physics under the Optics of Solar Phenomena was organized in three meetings, which were applied pre-test and post-test, exposed the dynamic slides and performed the practical activities. The results of the application of the Solar Physics Kit showed an improvement in learning and allowed a corrective analysis of the methodological process for future applications.
Keywords Technologies, Education, Sun, Physics
Nível Mestrado