SILVA, Sebastião Fábio Pitombeira
O ensino de Física sob a ótica dos fenômenos solares
Quixadá/CE, Universidade Estadual do Ceará, UECE, 2016. 160p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Célio Rodrigues Muniz).
|
Resumo |
O cenário mundial atual está decorado pelo avanço das tecnologias que permeou
todos os setores da sociedade, sobretudo o da educação. O sistema educacional
precisou abrir as portas para novas formas de ensinar, incluindo as novas
Tecnologias de Informação e Comunicação e os diversos utensílios experimentais.
Essas novas ferramentas, carregadas de potencial pedagógico, podem ser usadas a
favor da aprendizagem do aluno do ensino médio, o qual já detém uma estrutura
cognitiva formada por subsunçores adquiridos ao longo de sua vida escolar.
Acreditando nesse potencial, esse trabalho vem relatar a criação e a aplicação de
um produto educacional na forma de um Kit Física Solar, cujo conteúdo aborda
conceitos de Física no ensino médio sob a ótica dos fenômenos solares. Esse Kit
contém manual do professor, testes lúdicos, apresentações em slides dinâmicos e
atividades práticas. Esses componentes estão relacionados ao ensino de
Termodinâmica, Óptica, Eletromagnetismo e Física Moderna, e aborda o Sol como
tema centralizador, visto que essa estrela é um elemento presente no cotidiano da
vida na Terra. Um blog disponibiliza o conteúdo do Kit para downloads, como
também abre espaços ao usuário para críticas e sugestões. Concomitantemente à
montagem do Kit Física Solar, selecionou-se uma turma de 1o ano do ensino regular
na qual foi aplicado o questionário de pesquisa. Um grupo de professores de Física
também foi pesquisado para levantamento de dados. Porém, um novo público alvo
foi selecionado em função de fatores externos, como Portarias do governo do
Estado do Ceará e estado de greve dos professores da rede estadual de ensino.
Após a montagem, o Kit Física Solar foi aplicado a essa nova turma, de dezesseis
alunos inscritos, em escola de ensino médio de regime semipresencial. Para isso, foi
organizado o minicurso A Física sob a Ótica dos Fenômenos Solares estruturado em
três encontros, que foram aplicados pré-teste e pós-teste, expostos os slides
dinâmicos e realizadas as atividades práticas. Os resultados da aplicação do Kit
Física Solar mostraram uma melhoria na aprendizagem e permitiram uma análise
corretora do processo metodológico para próximas aplicações.
|
Palavras-chave |
Tecnologias, Educação, Sol, Física
|
Abstract |
The current world scenario is decorated by the advancement of technologies that
permeated all sectors of society, especially education. The educational system
needed to open the door to new ways of teaching, including the new Information and
Communication Technologies and the various experimental tools. These new tools,
loaded with pedagogical potential, can be used in favor of the learning of the high
school student, who already has a cognitive structure formed by subsumes acquired
throughout his school life. Believing in this potential, this work reports the creation
and application of an educational product in the form of a Solar Physics Kit, whose
content approaches concepts of Physics in high school from the perspective of solar
phenomena. This Kit contains teacher's manual, play tests, dynamic slide
presentations and hands-on activities. These components are related to the teaching
of Thermodynamics, Optics, Electromagnetism and Modern Physics, and approaches
the Sun as a centralizing theme, since this star is an element present in the daily life
of life on Earth. A blog provides the content of the Kit for downloads, as well as open
spaces for the user for criticism and suggestions. Concomitantly with the assembly of
the Solar Physics Kit, we selected a class of 1 st year of regular education in which
the research questionnaire was applied. A group of physics teachers has also been
surveyed for data collection. However, a new target audience was selected based on
external factors, such as the State Government of Ceará and state strike status of
teachers in the state education system. After the assembly, the Solar Physics Kit was
applied to this new class of sixteen students enrolled in a semi-private high school.
For that, the mini-course The Physics under the Optics of Solar Phenomena was
organized in three meetings, which were applied pre-test and post-test, exposed the
dynamic slides and performed the practical activities. The results of the application of
the Solar Physics Kit showed an improvement in learning and allowed a corrective
analysis of the methodological process for future applications.
|
Keywords |
Technologies, Education, Sun, Physics
|
Nível |
Mestrado
|