O Ensino de Fundamentos de Astronomia e Astrofísica na modalidade a distância para alunos de Graduação

MÜLLER, Alexei Machado
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2013. 113p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria de Fátima Oliveira Saraiva e Eliane Angela Veit).

Resumo O número de cursos na modalidade a distância tem aumentado consideravelmente no mundo, porém existe um grande receio por parte de muitos que o ensino nessa modalidade tenha qualidade inferior ao apresentado na modalidade presencial. Contudo a qualidade do ensino não decorre da presença de todos os envolvidos num mesmo local e sim da implementação de ações que facilitem o processo de aprendizagem. Esse trabalho teve como objetivo produzir um módulo didático, em hipermídia, para a disciplina de Fundamentos de Astronomia e Astrofísica, a ser ministrada na modalidade a distância aos alunos do cursos de licenciatura em Física e a outros alunos interessados, vinculados à UFRGS, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, que tornasse possível um ensino de qualidade nessa modalidade. Com esse intuito, foi elaborada uma adaptação do hipertexto Astronomia e Astrofísica dos Professores Kepler de Souza Oliveira Filho e Maria de Fátima Oliveira Saraiva, procurando colocá-lo num formato mais adequado para a aprendizagem sem a presença do professor. Para atingir a meta de favorecer uma aprendizagem significativa ausbeliana, os conteúdos das aulas foram organizados de forma a propiciar a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora, e no desenvolvimento das atividades propostas, a interação social vygostkyana entre os alunos, no ambiente virtual. O módulo de ensino está divido em três áreas e contém 28 aulas no total, todas tendo a mesma estrutura básica: objetivos, introdução, desenvolvimento, resumo e atividades de fixação. Também são utilizados aplicativos (applets) de uso livre na rede e outros recursos próprios do ambiente virtual de aprendizagem tais como fóruns e questionários. O material foi aplicado no segundo semestre de 2011, 2011/2, tendo sido trabalhado com uma turma de 25 alunos matriculados. No final de cada uma das três áreas, os alunos foram submetidos a uma avaliação presencial, sendo a nota de cada área estabelecida a partir de uma composição entre as participações nas atividades propostas no ambiente virtual e na prova presencial. A média final foi calculada pela média aritmética das notas de cada área. Os resultados foram bastante satisfatórios do ponto de vista de desempenho e aproveitamento dos alunos participantes, mas não corresponderam à expectativa de diminuição da taxa de abandono da disciplina. O mesmo material, com algumas melhorias, foi reaplicado no primeiro semestre de 2012, com resultados semelhantes aos de 2011/2. Novamente, os alunos que se dedicaram ao estudo conseguiram ter na modalidade a distância um aproveitamento tão bom quanto os alunos dedicados das turmas presenciais; no entanto, a taxa de abandono, principalmente por parte dos alunos de Licenciatura Noturna, permaneceu alta.
Palavras-chave Aprendizagem a distância online, Cursos presenciais, Astronomia e Astrofísica, Aprendizagem significativa ausubeliana, Interação social vygostkyana, Avaliação, Taxa de abandono.
Arquivo PDF document 2013_MULLER_D_UFRGS.pdf — Documento PDF, 6.70 MB