NOBRE, Gilberto Rubens de Oliveira
O ensino investigativo do movimento de pequenos corpos do Sistema Solar a partir de recursos disponíveis na internet
Rio de Janeiro/RJ, Univerdade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2016. 218p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Deise Miranda Vianna).
|
Resumo |
Iniciamos este trabalho pela abordagem das dificuldades enfrentadas no
ensino das Ciências, em particular da Física, seguida da discussão sobre as
tendências e caminhos apontados por diferentes pesquisadores e autores, que
convergem para o Ensino por Investigação como proposta de renovação
ditática-metodológica para o ensino das Ciências. Seguimos com a
apresentação de outros trabalhos que tratam da importância das novas
tecnologias da informação e comunicação aplicáveis ao ensino. Prosseguimos
com outras referências que mostram o potencial motivador e interdisciplinar da
astronomia no ensino de ciências. A partir destes três alicerces, o Ensino por
Investigação, a importância das NTIC no ensino e a Astronomia como
motivação, elaboramos três blogs com atividades investigativas e de
sistematização que envolvem a classificação e o movimento dos pequenos
corpos do Sistema Solar (satélites, cometas, asteroides e meteoroides), o
referencial e as Leis de Kepler. Os blogs também reúnem diversas ferramentas
e recursos disponíveis na internet. Tivemos oportunidades de aplicar algumas
atividades na Escola Técnica Estadual Henrique Lage, em Niterói, no Estado
do Rio de Janeiro, sobre as quais a análise e resultados apresentamos no final
deste trabalho.
|
Palavras-chave |
Ensino de Física, Ensino por Investigação, Astronomia, Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino, WebQuest.
|
Abstract |
We began this work by addressing the difficulties faced in the teaching of
science, particularly physics, followed by discussion of trends and paths
indicated by different researchers and authors who converge on the Inquiry-
based teaching as a proposal for renewal of the teaching of Science. We
followed with the presentation of other works dealing with the importance of new
information technologies and communication applicable to teaching. We
proceed with other references that show the motivational and interdisciplinary
potential of astronomy in science education. From these three pillars, the
Inquiry-based teaching, the importance of NICTs in teaching and astronomy as
motivation, we elaborated three blogs with investigative activities and
systematization involving the classification and movement of small bodies of the
Solar System (satellites, comets, asteroids and meteoroids), the referential and
Kepler's Laws. The blogs also include several tools and resources available on
the internet. We had opportunities to apply some activities at the State
Technical School Henrique Lage in Niteroi, State of Rio de Janeiro, on which
analysis and results are presented at the end of this paper.
|
Keywords |
Physics Teaching, Inquiry-based teaching, Astronomy, Information and Communication Technologies in education, WebQuest.
|
Nível |
Mestrado
|