O ensino investigativo do movimento de pequenos corpos do Sistema Solar a partir de recursos disponíveis na internet

NOBRE, Gilberto Rubens de Oliveira
Rio de Janeiro/RJ, Univerdade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2016. 218p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Deise Miranda Vianna).

Resumo Iniciamos este trabalho pela abordagem das dificuldades enfrentadas no ensino das Ciências, em particular da Física, seguida da discussão sobre as tendências e caminhos apontados por diferentes pesquisadores e autores, que convergem para o Ensino por Investigação como proposta de renovação ditática-metodológica para o ensino das Ciências. Seguimos com a apresentação de outros trabalhos que tratam da importância das novas tecnologias da informação e comunicação aplicáveis ao ensino. Prosseguimos com outras referências que mostram o potencial motivador e interdisciplinar da astronomia no ensino de ciências. A partir destes três alicerces, o Ensino por Investigação, a importância das NTIC no ensino e a Astronomia como motivação, elaboramos três blogs com atividades investigativas e de sistematização que envolvem a classificação e o movimento dos pequenos corpos do Sistema Solar (satélites, cometas, asteroides e meteoroides), o referencial e as Leis de Kepler. Os blogs também reúnem diversas ferramentas e recursos disponíveis na internet. Tivemos oportunidades de aplicar algumas atividades na Escola Técnica Estadual Henrique Lage, em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, sobre as quais a análise e resultados apresentamos no final deste trabalho.
Palavras-chave Ensino de Física, Ensino por Investigação, Astronomia, Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino, WebQuest.
Abstract We began this work by addressing the difficulties faced in the teaching of science, particularly physics, followed by discussion of trends and paths indicated by different researchers and authors who converge on the Inquiry- based teaching as a proposal for renewal of the teaching of Science. We followed with the presentation of other works dealing with the importance of new information technologies and communication applicable to teaching. We proceed with other references that show the motivational and interdisciplinary potential of astronomy in science education. From these three pillars, the Inquiry-based teaching, the importance of NICTs in teaching and astronomy as motivation, we elaborated three blogs with investigative activities and systematization involving the classification and movement of small bodies of the Solar System (satellites, comets, asteroids and meteoroids), the referential and Kepler's Laws. The blogs also include several tools and resources available on the internet. We had opportunities to apply some activities at the State Technical School Henrique Lage in Niteroi, State of Rio de Janeiro, on which analysis and results are presented at the end of this paper.
Keywords Physics Teaching, Inquiry-based teaching, Astronomy, Information and Communication Technologies in education, WebQuest.