O fenômeno das marés: gravitação e Astronomia numa proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o Ensino Médio

SILVA, Francisco Paiva da
Vitória/ES, Sérgio Mascarello Bisch, UFES, 2016. 51p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sérgio Mascarello Bisch).

Resumo Trata-se da elaboração, aplicação e avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre o fenômeno das marés, direcionada ao ensino médio que relaciona as marés com a gravitação e a Astronomia. Foram realizadas aproximadamente 14 atividades com a finalidade de promover e verificar indícios de aprendizagem significativa. A abordagem na forma de UEPS deve-se a necessidade de contrapor um ponto de vista do senso comum de que o ensino e a aprendizagem “verdadeiros” estão baseados na narrativa do professor e na aprendizagem mecânica do aluno. Apesar de não existir um antagonismo entre aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa, esta se diferencia daquela principalmente no que diz respeito à ordenação e ligação dos conceitos existentes e os novos conhecimentos, além da capacidade armazenamento na mente humana e de extrapolação para novas situações. Foram realizadas algumas atividades tais como: desenhos e questionário, leitura e discussão de textos, apresentação de conteúdos por slides, atividade de simulação das fases da lua utilizando o próprio corpo, discussão e reelaboração de atividades, apresentação das atividades ao grande grupo, entrevista coletiva. Participaram do desenvolvimento deste trabalho 20 estudantes da primeira série do ensino médio de uma escola da rede pública estadual. A UEPS foi avaliada ao longo de todo processo de desenvolvimento e ao final, em conjunto com os estudantes, através de uma entrevista coletiva. Os materiais que serviram de análise foram: os desenhos e questionários, vídeos das atividades e da entrevista coletiva, áudio das aulas, além de um diário de campo. Foi possível perceber um maior envolvimento nas atividades, um maior questionamento em relação ao conteúdo em estudo, maior disposição em realizar as atividades, principalmente as práticas. Os alunos relatam que foi proveitosa e empolgante a experiência, além de uma maior e mais agradável aprendizagem. Com esse trabalho foi possível conhecer um pouco mais sobre ensino e aprendizagem, fazer uma análise da prática docente e adquirir experiência a fim de aperfeiçoá-la.
Palavras-chave Ensino de Física, Educação em Astronomia, Fenômeno de Marés.
Abstract It is the formulation, implementation and evaluation of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) on the phenomenon of the tides, aimed at the high school that relates gravitation and Astronomy. Approximately 14 activities were carried out in order to promote and verify meaningful learning evidence. The approach in the form of LIFO is due to the need to counter a common sense point of view that education and "real" learning are based on the teacher's narrative and mechanic student learning. Although there is an antagonism between rote learning and meaningful learning, it differs mainly in that as regards the arrangement and connection of the existing concepts and new knowledge, in addition to storage capacity on human and extrapolation mind to new situations. Some activities such as were carried out: drawings and questionnaire, reading and discussion of texts, content presentation with slides simulation activity moon phase using his own body, discussion and activities of reworking, presentation of the activities of the large group, press conference . Participated in the development of this work 20 students the first year of high school a school of public schools. The PMTU was evaluated throughout the development process and in the end, together with the students through a press conference. The materials that formed the analysis were: the drawings and quizzes, videos and activities of the press conference, audio classes, plus a diary. It was possible to see a greater involvement in activities, further questioning about the content under study, greater willingness to carry out the activities, especially the practices. Students report that was profitable and exciting experience, as well as more and better learning. With this work it was possible to learn more about teaching and learning, to analyze the teaching practice and gain experience in order to improve it.
Keywords Physics education, Astronomy Education, Phenomenon of Tides.