SILVA, Francisco Paiva da
O fenômeno das marés: gravitação e Astronomia numa proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o Ensino Médio
Vitória/ES, Sérgio Mascarello Bisch, UFES, 2016. 51p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sérgio Mascarello Bisch).
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Resumo |
Trata-se da elaboração, aplicação e avaliação de uma Unidade de Ensino
Potencialmente Significativa (UEPS) sobre o fenômeno das marés, direcionada ao ensino
médio que relaciona as marés com a gravitação e a Astronomia. Foram realizadas
aproximadamente 14 atividades com a finalidade de promover e verificar indícios de
aprendizagem significativa. A abordagem na forma de UEPS deve-se a necessidade de
contrapor um ponto de vista do senso comum de que o ensino e a aprendizagem “verdadeiros”
estão baseados na narrativa do professor e na aprendizagem mecânica do aluno. Apesar de
não existir um antagonismo entre aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa, esta
se diferencia daquela principalmente no que diz respeito à ordenação e ligação dos conceitos
existentes e os novos conhecimentos, além da capacidade armazenamento na mente humana e
de extrapolação para novas situações. Foram realizadas algumas atividades tais como:
desenhos e questionário, leitura e discussão de textos, apresentação de conteúdos por slides,
atividade de simulação das fases da lua utilizando o próprio corpo, discussão e reelaboração
de atividades, apresentação das atividades ao grande grupo, entrevista coletiva. Participaram
do desenvolvimento deste trabalho 20 estudantes da primeira série do ensino médio de uma
escola da rede pública estadual. A UEPS foi avaliada ao longo de todo processo de
desenvolvimento e ao final, em conjunto com os estudantes, através de uma entrevista
coletiva. Os materiais que serviram de análise foram: os desenhos e questionários, vídeos das
atividades e da entrevista coletiva, áudio das aulas, além de um diário de campo. Foi possível
perceber um maior envolvimento nas atividades, um maior questionamento em relação ao
conteúdo em estudo, maior disposição em realizar as atividades, principalmente as práticas.
Os alunos relatam que foi proveitosa e empolgante a experiência, além de uma maior e mais
agradável aprendizagem. Com esse trabalho foi possível conhecer um pouco mais sobre
ensino e aprendizagem, fazer uma análise da prática docente e adquirir experiência a fim de
aperfeiçoá-la.
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Palavras-chave |
Ensino de Física, Educação em Astronomia, Fenômeno de Marés.
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Abstract |
It is the formulation, implementation and evaluation of a Potentially Meaningful
Teaching Unit (PMTU) on the phenomenon of the tides, aimed at the high school that relates
gravitation and Astronomy. Approximately 14 activities were carried out in order to promote
and verify meaningful learning evidence. The approach in the form of LIFO is due to the need
to counter a common sense point of view that education and "real" learning are based on the
teacher's narrative and mechanic student learning. Although there is an antagonism between
rote learning and meaningful learning, it differs mainly in that as regards the arrangement and
connection of the existing concepts and new knowledge, in addition to storage capacity on
human and extrapolation mind to new situations. Some activities such as were carried out:
drawings and questionnaire, reading and discussion of texts, content presentation with slides
simulation activity moon phase using his own body, discussion and activities of reworking,
presentation of the activities of the large group, press conference . Participated in the
development of this work 20 students the first year of high school a school of public schools.
The PMTU was evaluated throughout the development process and in the end, together with
the students through a press conference. The materials that formed the analysis were: the
drawings and quizzes, videos and activities of the press conference, audio classes, plus a
diary. It was possible to see a greater involvement in activities, further questioning about the
content under study, greater willingness to carry out the activities, especially the practices.
Students report that was profitable and exciting experience, as well as more and better
learning. With this work it was possible to learn more about teaching and learning, to analyze
the teaching practice and gain experience in order to improve it.
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Keywords |
Physics education, Astronomy Education, Phenomenon of Tides.
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Nível |
Mestrado
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