O globo terrestre e a esfera celeste: uma abordagem interdisciplinar de Matemática, Geografia e Astronomia

USUI, Tetsuo
Recife/PB, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, 2014. 173p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Thiago Dias Oliveira Silva).

Resumo O presente trabalho tem como objetivo principal estabelecer uma conexão da Matemática com a Geografia e a Astronomia. Nesta perspectiva visa contemplar uma abordagem interdisciplinar na compreensão dos conceitos geográficos do globo terrestre, assim como, dos conceitos inerentes à esfera celeste acoplados na fundamentação teórica de Geometria Euclidiana, a fim de apresentar uma estrutura lógica e dedutiva da geometria e da trigonometria na esfera. O trabalho complementa a lacuna existente entre as disciplinas de Geografia e Matemática do Ensino Médio, pois fundamenta matematicamente, as linhas (paralelos e meridianos) e coordenadas geográficas. Sendo, portanto, útil para alunos de Graduação de Licenciatura em Matemática, da mesma forma que aos professores de Matemática e Geografia do Ensino Médio e Fundamental. Além disso, também contempla aos observadores do céu que queiram olhar a astronomia de um ponto de vista da antiguidade grega, pois o estudo da trigonometria esférica estava totalmente vinculado ao estudo celestial.
Palavras-chave Geometria esférica, Trigonometria esférica, Globo terrestre.