O jogo "passeando na termodinâmica do Sistema Solar" fundamentado pela teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin

NASCIMENTO, Caroline Gomes Coelho
O jogo "passeando na termodinâmica do Sistema Solar" fundamentado pela teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin
Boa Vista/RR, Universidade Federal de Roraima, UFRR, 2017. 106p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Oscar Tintorer Delgado).

Resumo O professor de Física tem enfrentado na sua realidade uma grande dificuldade quando o assunto é o ensino, o que se fazer quando não se tem livros para todos, sem bibliotecas, laboratórios equipados adequadamente, salas de aulas mais confortáveis e internet para pesquisas. No intuito de motivar o aluno, criando o gosto em aprender e estudar física, principalmente no conteúdo da Termodinâmica, na qual os alunos têm tantas dificuldades, elaboramos e construímos um jogo na forma de trilha com 60 casas, três tipos de cartas, dados e pinos com imagem de fundo para representar o nosso Sistema Solar, intitulado Passeando na Termodinâmica do Sistema Solar. Isto é, com base nas dificuldades e curiosidades que alguns alunos possuem, uma ferramenta considerada alternativa para que o professor utilize na sala de aula criando uma dinâmica e interação socializada entre eles. Com o objetivo principal de analisar a aprendizagem no conteúdo de Termodinâmica, utilizando o jogo “passeando na termodinâmica do sistema solar” fundamentado pela teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 2o Ano do Ensino Médio da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima. Teórico esse que nos mostrará as etapas que os alunos irão passar ao longo do primeiro semestre de 2016, desde a motivada até a mental, em cima dos conteúdos trabalhados de forma sistemática, realizando seminários seguidos de experimentos, além de exercícios de fixação e provas, a fim de identificarmos em qual ponto de partida os alunos se encontram por meio da Base Orientadora da Ação (BOA). As perguntas que compõem o jogo foram retiradas de livros didáticos fornecidos pelo Plano Nacional do Livro Didático, sítios de órgãos que produzem textos, artigos e livros sobre astronomia para que não se torne um jogo inviável e difícil, como consta nos procedimentos e apêndices. Dos 38 alunos matriculados, apenas 34 participaram da aplicação do jogo, além de responderem aos questionários que avaliam o ensino e aprendizagem antes, durante e após a aplicação do jogo didático. Compreendendo que a pesquisa siga a linha qualitativa, os discentes se empenharam ao realizar os experimentos dos conteúdos lecionados anteriormente, explicitando com detalhes cada fenômeno ocorrido de acordo com os conceitos científicos. Também, pode-se observar que o jogo obteve êxito, com 85,3% de aprovação dos discentes participantes, ou seja, que aprender brincando foi uma boa ferramenta quanto à assimilação dos conteúdos ministrados em sala de aula, elevando os parâmetros na qualidade das ações dos alunos, logo, para que haja uma efetivação excepcional, é necessário ser aplicado para as turmas seguintes do segundo ano do ensino médio, além de estudantes de graduação em instituições de ensino superior.
Palavras-chave Aprendizagem, Galperin, Termodinâmica, Jogo Didático.
Abstract The physics teacher has faced a great difficulty when it comes to teaching, what to do when you do not have books for everyone, without libraries, properly equipped labs, more comfortable classrooms and internet for research. In order to motivate the student, creating a taste in learning and studying physics, especially in the content of thermodynamics, in which students have so many difficulties, we elaborate and construct a game in the form of a trail with 60 houses, three types of letters, Pins with background image to represent our Solar System, entitled Strolling in the Thermodynamics of the Solar System. That is, based on the difficulties and curiosities that some students have, a tool considered alternative for the teacher to use in the classroom creating a dynamic and socialized interaction between them. With the main objective of analyzing the learning in the content of Thermodynamics, using the game "strolling in the thermodynamics of the solar system" based on the theory of stage formation of the mental actions of Galperin in the students of the 2nd Year of High School of the Agrotechnical School of the Federal University Of Roraima. Theoretical that will show us the steps students will take during the first semester of 2016, from the motivated to the mental, on top of the contents worked in a systematic way, conducting seminars followed by experiments, as well as fixing exercises and tests, In order to identify in which starting point the students meet through the Guidance Base of Action (BOA). The questions that compose the game were taken from textbooks provided by the National Book of Didactic Book, sites of organs that produce texts, articles and books on astronomy so that it does not become a difficult and unfeasible game, as it appears in the procedures and appendices. Of the 38 students enrolled, only 34 participated in the application of the game, besides answering the questionnaires that evaluate teaching and learning before, during and after the application of the didactic game. Understanding that the research follows the qualitative line, the students committed themselves to carry out the experiments of the contents previously taught, explaining in detail each phenomenon occurred according to the scientific concepts. Also, it can be observed that the game was successful, with 85.3% approval of the participating students, that is, that learning to play was a good tool for assimilating the content taught in the classroom, raising the parameters in the quality of So that there is an exceptional implementation, it is necessary to be applied to the following classes of the second year of high school, in addition to undergraduate students in higher education institutions.
Keywords Learning, Galperin, Thermodynamics, Didactic Game
Nível Mestrado