O olhar do toque: aprendendo com o aluno cego a tecer o ensino de física

SANTOS, Luciana Tavares dos
O olhar do toque: aprendendo com o aluno cego a tecer o ensino de física
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2001. 224p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Luis Carlos de Menezes).

Resumo Esta pesquisa tem seu ponto central no ensino de Física para alunos cegos do nível médio. Utilizaram-se as próprias vivências, expectativas e habilidades do educando para tatear novos caminhos para o seu desenvolvimento intelectual, social e afetivo. Estabeleceu-se um diálogo com o aluno, oferecendo-lhe a posição de ator na busca do conhecimento, partindo de suas percepções táteis, auditivas e cinestésicas. Nessa participação ativa e produtiva do aluno cego, ressaltam-se fatos do cotidiano, assim como o lúdico, o espaço comum entre a Ciência e a Arte. Mereceram tratamento específico os desafios da Astronomia e de outras áreas em que a visão parece ser insubstituível. Paralelamente a isso, esboçam-se orientações ou caminhos para os professores de alunos cegos, ressaltando as dificuldades e as expectativas de uma política inclusiva. Na busca de alcançar esses objetivos, foram realizadas quatro atividades com um grupo de alunos com deficiência visual de um colégio do Rio de Janeiro.
Arquivo PDF document 2001_SANTOS_D_USP.pdf — Documento PDF, 3.54 MB