O Olho e o Céu: Contextualizando o Ensino de Astronomia no Nível Médio

SOBRINHO, Antônio Araújo
O Olho e o Céu: Contextualizando o Ensino de Astronomia no Nível Médio
/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Profissionalizante), 2005. 84p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Luiz Carlos Jafelic).

Resumo No presente trabalho estuda-se o comportamento dos instrumentos ópticos a partir do olho humano, considerado o mais importante dentre os instrumentos de observação visual. O trabalho se desenvolve a partir de uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), de como os textos didáticos trabalham a óptica e a Astronomia e faz uma proposta didática para o ensino de óptica fundamentado nos equipamentos de astronomia. O propósito é que os experimentos aqui propostos possam ser aplicados no Ensino Médio, dentre da realidade educacional das escolas públicas ou privadas de nosso Estado e também do País. Tal proposta foi aplicada e discutida como parte de um projeto de treinamento mais amplo na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti, em Natal, no ano de 2003. Na ocasião trabalhou-se com uma equipe interdisciplinar de professores do ensino médio, na qual foram aplicados dois módulos: Óptica básica e a História da Óptica, no primeiro momento e Instrumentos Ópticos em Astronomia, no segundo. Em outra oportunidade, com estudantes de segundo ano do nível médio, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, o trabalho realizado e os temas abordados foram semelhantes. Em ambos os casos, a contextualização e os fatos históricos, que propiciam um melhor conhecimento e compreensão de que o olho é o início e o fim de qualquer estudo relacionado com a visão, foram destacados. Para atingir os objetivos foram usados materiais de fácil manuseio e aquisição. Técnicas e procedimentos didáticos contextualizados com a realidade vivencial de estudantes e professores também se fizeram presentes. Os recursos e práticas implementados se mostraram relevantes na contribuição de uma efetiva realização de um ensino interdisciplinar e contextualizado de acordo com o que reza os PCNEM. Enfatiza-se a integração da teoria com a prática durante todo o desenvolvimento da proposta por considerar-se que tal procedimento tende a facilitar o processo de ensino-aprendizagem, bem como afazer o estudante sentir a aplicação do conhecimento no dia-a-dia.