O papel da mediação de Vygotsky no aprendizado da 3ª Lei de Kepler

NOGUEIRA, Christiano
O papel da mediação de Vygotsky no aprendizado da 3ª Lei de Kepler
Curitiba/PR, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2004. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Isaura Hiroko Kuwabara).

Resumo Neste trabalho, investigou-se a aprendizagem de determinados conceitos físicos por alunos de diferentes idades. Como hipótese, consideramos que alunos que possuam um conjunto de conceitos já formulados podem formular outros mais avançados com a ajuda de um mediador. Este mediador podendo ser o professor ou outro colega, aliados a recursos materiais, permitirá a formulação dos novos conceitos de forma mais significativa conforme o nível de formação do próprio mediador. Para isto, foi comparado o aprendizado dos alunos quando havia um professor mediador utilizando-se de dados empíricos, em relação ao aprendizado de alunos nas mesmas condições, porém prevalecendo a mediação entre os próprios alunos e também em relação aos alunos que estudaram em sala de aula com seus respectivos professores regentes. Nestas investigações, detectou-se que os alunos, mesmo com idades diferentes, são capazes de aprender os conceitos que normalmente são ensinados em séries escolares posteriores a que eles estão. Detectou-se também que os papéis da mediação aliados a dados empíricos permitem um aprendizado muito mais significativo se comparado com procedimentos normalmente utilizados em sala de aula. A partir destes dados verificou-se que a escola atual, no que se refere aos conceitos aqui abordados, por estar inserida em uma sociedade capitalista não permite o desenvolvimento de todas as potencialidades a que são capazes os alunos, pois estes “aprendem” de uma forma mecanizada, na qual o uso do intelecto é mínimo. Isto nos aponta para a necessidade de desenvolvimento destas potencialidades através de uma formação histórico-social.