O potencial da observação no ensino de astronomia: um estudo do conceito de energia

SANTIAGO, Arthur Vinícius Resek
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2015. 103p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Jesuína Lopes de Almeida Pacca).

Resumo Considerando a forte relação entre a Astronomia e a Física, a pesquisa apresentada propõe focalizar uma atividade de ensino que, partindo da observação do céu, com motivação para compreendê-lo, indo além da admiração e do deslumbramento, leve à elaboração de conceitos da Física escolar. A pesquisa trata de investigar uma forma de desenvolver o conceito de energia partindo de uma observação astronômica, onde os aprendizes são participantes ativos no processo da sua aprendizagem. Foi desenvolvida uma sequência didática e aplicada a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de São Paulo. O objetivo era motivar os alunos a observar um fenômeno celeste, as crateras lunares, para construir o conceito de energia mecânica, num processo com as etapas de: observação, obtenção de dados pertinentes e adequados, levantamento de hipóteses e verificação num experimento controlado no laboratório escolar. Todas as atividades foram registradas em áudio ou vídeo e, com base nas transcrições, foi realizada uma análise textual discursiva. A análise permitiu qualificar as observações sob diferentes aspectos, bem como revelar as concepções expressas na tentativa de modelar, no laboratório escolar, uma possível causa das crateras observadas. Em todo o trabalho foi notável o papel fundamental do professor como mediador; a atenção para acompanhar a argumentação dos alunos e orientar as atividades parece ter garantido resultados de aprendizagem. A teoria de Vigotski foi considerada para interpretar os resultados sobre a construção de conceitos. Como resultados foram obtidas categorias sobre como se dão as observações realizadas pelos alunos, saindo de uma Observação Primária, evoluindo até uma Observação Qualificada. E também quais as relações que se estabelecem ao investigar um problema para que o conceito de energia mecânica crie significado para o aluno, Relações entre as grandezas e o conceito, até a Relação de Terceiro Grau, entre conceito e fenômeno.
Arquivo PDF document 2015_SANTIAGO_D_USP.pdf — Documento PDF, 1.46 MB